Inquérito conclui que há indícios de manipulação, e Americano será denunciado
Alexandre Bastos 04/07/2016 13:24

tjd

O inquérito do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) que investigava a suspeita de manipulação de resultados na Série B do Campeonato Carioca foi encerrado, e a conclusão é de que houve irregularidade no resultado das finais da Taça Corcovado. O caso foi repassado para a Procuradoria, que vai denunciar o Americano - ainda não se sabe em quais artigos e, portanto, qual pode ser a pena do clube.

Foram quase duas semanas de investigações. Inicialmente, somente Luciano Viana e Junior Cardozo (presidentes de Americano e Itaboraí, respectivamente) foram convocados para prestar depoimento. Depois, o auditor responsável pelo inquérito chamou Guito Wagner, diretor do departamento cultural e cívico do Americano. Ele admitiu ser o autor do áudio que tramava um esquema para prejudicar o Itaboraí e que, por consequência, ateou toda a polêmica.

Convencido de que há indícios suficientes para levar o clube de Campos a julgamento, José Teixeira Fernandes, presidente do TJD-RJ, sugeriu à Procuradoria que entre com uma denúncia. Isso deve acontecer nos próximos dias.

Antes mesmo da conclusão do inquérito, André Valentim, procurador-geral do TJD-RJ, já havia entrado com uma medida cautelar não só para suspender os jogos do Triangular Final (que começariam no último sábado) como também para que a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) não reconheça o resultado da final da Taça Corcovado. O Campos venceu o Americano - 0 a 0 no primeiro jogo e 3 a 1 no segundo - e ficou com o título, mas a conquista não consta na tabela oficial da Ferj.

Além do áudio, o fato do Americano ter utilizado uma equipe alternativa nos dois jogos da decisão foi a gota d'água que fez com que o TJD-RJ pedisse a paralisação da competição. Como já estava classificado para o Triangular Final por ter sido líder na classificação geral (que considera os pontos do primeiro e segundo turnos), o clube alegou que queria poupar os jogadores. Caso fosse campeão da Taça Corcovado, a última vaga no Triangular ficaria com o Itaboraí, que foi o time com a segunda melhor campanha.

Debate na rede - Nas redes sociais, torcedores do Americano e até de clubes rivais, como Goytacaz, Campos e Rio Branco, apontam manipulação. "Sou Goytacaz e digo: estão querendo tirar o Americano no peito. É nítida, tanto a manobra do clube (absolutamente dentro da regra) quanto da federação em tirar o time da briga. A federação que deve fazer um regulamento decente que não permita esse tipo de coisa, mas se tá escrito, que se lasque", opinou Roninho Nogueira.

Fonte: Globo Esporte.com

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS