Ponto Final — Promessa das UPPs para Campos ficou no papel
Alexandre Bastos 30/06/2016 16:24
ponto-final

Violência e silêncio (I)

No início deste ano foi divulgado um ranking que mostra o município de Campos entre as 50 cidades mais violentas do mundo. O número de homicídios assusta até profissionais que já atuaram em comunidades muito violentas da capital. Mas será que alguém tem feito algo para combater este extermínio de gente? Há uma mobilização com a participação de políticos e representantes dos principais segmentos sociais?

Violência e silêncio (II)

É bom lembrar que em fevereiro de 2013 o então governador Sergio Cabral (PMDB) sancionou emendas com indicações de três Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) em Campos. Porém, quase três anos e meio depois, a promessa nunca saiu do papel. É hora de uma mobilização dos nossos deputados estaduais (João Peixoto, Geraldo Pudim e Bruno Dauaire) em busca de uma resposta do governo estadual sobre a grave situação de Campos.

Quem é popular?

O casal Garotinho, conhecido pela força nas camadas populares, não conta em sua tropa de elite com políticos da mesma escola. Entre os prefeitáveis, além de médicos e nomes com boa penetração na pedra, restam poucas opções com carisma para se comunicar com o povo. Por isso, articuladores do governo flertam com o PRB no estado. A ideia é escalar o vereador Alexandre Tadeu, o Tô Contigo, como vice na chapa rosácea. Porém, ele garante que não abre mão de sua pré-candidatura “independente”.

Diretor do Arraial

O carnavalesco Milton Cunha, amigo da prefeita Rosinha Garotinho (PR), responde pela direção artística do "Arraial do Carnaval", evento marcado para o próximo sábado, no Cepop. A festa, organizada pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) e a Associação de Bois Pintadinhos de Campos (Aboipic) tem o objetivo de angariar recursos para as agremiações carnavalescas do município.

Acordo com facção?

A Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia da Assembleia Legislativa (Alerj) se reúne hoje, às 12h, para deliberar sobre as medidas que serão tomadas em relação à denúncia de que haveria uma sugestão de acordo com a facção criminosa Comando Vermelho a fim de garantir a segurança nas Olimpíadas do Rio. O deputado Bruno Dauaire (PR), vice-presidente da Comissão de Segurança Pública, promete cobrar explicações com firmeza.

Contra o monopólio

Quase quatro mil internautas assinaram uma petição online que pede o fim do monopólio da viação 1001, que faz o trecho Campos-Rio. No site da Avaaz, o autor da petição solicita que o Ministério Público tome providências. Em seus perfis no Facebook, os internautas não escondem a insatisfação com o monopólio e o serviço prestado pela empresa.

Tem que curtir

Neste período pré-eleitoral, políticos apostam no Facebook como uma ferramenta para conquistar votos. Por conta disso, tem gente cobrando mais empenho dos aliados. “Não basta trabalhar comigo e receber salário, tem que curtir e compartilhar as minhas postagens. Meu Facebook tá sem audiência”, choramingou um político da planície.

Liberou

Após o aval concedido na tarde de ontem pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o presidente em exercício Michel Temer (PMDB) assinou à noite a medida provisória que libera de forma emergencial para o governo do estado do Rio R$ 2,9 bilhões destinados a ações de segurança pública relacionadas à Olimpíada. A assessoria da Casa Civil informou que a MP será publicada na edição desta quinta-feira do “Diário Oficial da União”.

Nome sujo

Não bastassem os sucessivos atrasos e parcelamento de salários, parte dos servidores públicos do estado do Rio passaram a ficar com os nomes “sujos” devido à inadimplência do governo. Apesar de descontar nos contracheques dos servidores o valor referente a empréstimos consignados, o estado deixou de repassar essas quantias aos bancos, que incluíram nomes dos clientes em serviços de restrição de crédito – como Serasa e SPC.

Notas publicadas na coluna “Ponto Final” desta quinta-feira (30). 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS