Solidariedade
Alexandre Bastos 28/10/2015 12:49
[caption id="attachment_36819" align="aligncenter" width="281"]foto Foto: Maria Gonçalves[/caption]

A história da menina Sawanna, de apenas seis anos, diagnosticada com leucemia (especificamente leucemia linfoide aguda), que necessita de transfusão de sangue com urgência, mobilizou centenas de internautas e virou matéria nos principais veículos de comunicação de Campos.

Na manhã desta quarta-feira (28), quem passou pelo Hemocentro do Ferreira Machado se impressionou ao notar o grande número de pessoas dispostas a doar sangue. Cerca de 150 voluntários se cadastraram para doar, o que gerou um recorde histórico, de acordo com funcionários.

No Facebook, a jornalista Girlane Rodrigues comemorou: "Tá lindo de ver o hemocentro do HFM lotado desse jeito! Um marco histórico, segundo os funcionários! Graças a Deus e aos apelos de Lena Souza por doação à sua filha! E graças tbm à solidariedade do campista! Ponto pra nós!! E que continue assim!!!!".

Faltou estrutura - O lado ruim ficou por conta da falta de capacidade para atender todos os doadores. No Facebook, a jornalista Tatiana Rangel comemorou a mobilização, mas lamentou a falta de estrutura: "Fiquei muito feliz hoje com a mobilização de tantas pessoas pela vida da pequena Sawanna. Mais de 100 pessoas estiveram no Hemocentro nesta manhã para doar sangue em nome dela. Lindo demais isso! Mas o Hemocentro não conseguiu atender aos doadores, pedindo que eles fossem embora e retornassem à tarde. Que pena! Pena porque sabemos que tantos necessitam de sangue. Pena porque sabemos que parte dessas pessoas não retornarão, porque óbvio que tem seus compromissos pessoais. Pena, porque alguns saíram de suas casas, pegaram duas conduções até o Hospital Ferreira Machado e não teriam como repetir o processo à tarde. Pena que perdemos tantos doadores que poderiam salvar a Sawanna e tantas outras vidas que aguardam sangue. Me sinto feliz pela proporção que o caso tomou, por saber que existem tantas pessoas boas. Mas triste pela falta de estrutura no Hemocentro. Deixo o apelo para que possamos repetir à tarde o número de doadores da manhã e que consigamos ajudar a salvar essas vidinhas lindas!", postou. 

Atualização às 16h50 - Por meio de nota, a superintendência de Comunicação informa que o Hemocentro Regional do Hospital Ferreira Machado funciona, diariamente, incluindo finais de semana e feriados, das 8h às 18h. Além do atendimento no Hemocentro, o órgão possui uma Unidade de Coleta Móvel de Sangue, onde os agendamentos para  visitas podem ser feitas pelo telefone 0800 28 20 250. Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, peso superior a 50 Kg e apresentar documento original de identidade com foto.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS