Após Folha apontar caminhos, Prefeitura lança novo Portal da Transparência
Alexandre Bastos 08/09/2015 13:02

portal

A Prefeitura de Campos lançou nesta terça-feira (08) o seu novo Portal da Transparência (aqui). O novo espaço é mais moderno e traz informações sobre servidores (com os respectivos salários), licitações, pagamentos efetuados, relatório de execução orçamentária, relatório anual de contas e relatório de gestão fiscal. Porém, alguns itens ainda carecem de atualização. O novo espaço entrou no ar três dias após a Folha publicar matéria sobre a importância da transparência, com sugestões para tornar o espaço da Prefeitura mais dinâmico. Veja: aqui 

Problemas antigos - Mesmo de "cara nova", o Portal ainda ficou devendo uma lista com todos os cargos comissionados e seus respectivos salários, além dos que recebem por RPA. Além disso, o internauta continua sem informações detalhadas sobre as despesas. No caso das passagens aéreas, por exemplo, ainda não é possível saber quem utilizou, nem qual foi o destino. 

Também falta no Portal da Prefeitura um link, nos moldes do disponibilizado no site do governo federal, onde o cidadão pode solicitar dados com base na Lei de Acesso à Informação.

Nota 0,9 - Atualmente, segundo ranking do Ministério Público Federal (MPF), Campos ocupa a 71ª colocação entre os 92 municípios do Estado do Rio em transparência. Com nota 0,9, o município de Campos aparace em 71º lugar, atrás da maioria dos municípios do Norte e Noroeste do estado, como Bom Jesus do Itabapoana (5º), Santo Antônio de Pádua (7º), Itaperuna (12º), São Fidélis (24º), São João da Barra (27º) e Macaé (56º).

Atualização às 17h - Fora do ar - O novo Portal da Transparência já chegou saindo do ar. Neste momento é impossível acessar.

Atualização às 18h30 - Explicações do Cidac - Em mensagem encaminhada ao blog, o superintendente do Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac), Robson Colla, explicou que o novo Portal da Transparência ficou indisponível momentaneamente em função de ajustes necessários. Além disso, garantiu que toda contribuição para a melhoria do portal será bem-vinda e analisada pela equipe do Cidac. Confira:

"Caro colega Alexandre Bastos, O novo Portal da Transparência ficou indisponível momentaneamente em função de ajustes que foram necessários fazer em nosso Firewall, uma vez que usamos um novo Servidor de Dados para disponibilizar o Portal. O ajuste já foi feito e o Portal da Transparência já está no ar novamente. Aproveito para informar a você e a seus leitores que o CIDAC vem desenvolvendo o novo portal há 02 meses, por orientação expressa da Prefeita Rosinha Garotinho, e o mesmo estará em constante evolução, dentro das possibilidades tecnológicas existentes. Toda contribuição da população campista para a melhoria do portal será bem-vinda e analisada com todo carinho e empenho pela equipe do CIDAC. Grande abraço e coloco-me à disposição para maiores informações que julgar necessárias".

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS