Lista do petrolão reúne cúpula do Congresso e cinco partidos
Alexandre Bastos 06/03/2015 21:05

Depois de uma semana de muita tensão em Brasília, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), divulgou na noite desta sexta-feira a temida lista dos políticos que serão investigados por suspeita de envolvimento com o propinoduto que sangrou os cofres da Petrobras. Zavascki determinou a abertura de processos de investigação. São deputados federais, senadores e outras pessoas sem mandato que agora passam a responder inquéritos no Supremo no âmbito da Operação Lava Jato da Polícia Federal.

Zavascki também determinou o arquivamento das denúncias contra os senadores Delcídio Amaral (PT-MS) e Aécio Neves (PSDB)-MG) e o ex-presidente da Câmara dos Deputados Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).

A temida lista elaborada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, atinge em cheio a base a presidente Dilma Rousseff no Congresso, envolvendo políticos dos três principais partidos governistas: PT, PP, PMDB, além do senador aliado Fernando Collor, do PTB. Da oposição, o senador Antonio Anastasia, do PSDB de Minas Gerais, foi relacionado. Tanto no caso de Collor quanto no de Anastasia, os inquéritos já foram abertos e as diligências autorizadas.

As duas principais autoridades do Congresso Nacional integram a lista: o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). A relação de senadores contém dois importantes ex-ministros do primeiro mandato de Dilma Rousseff: Edison Lobão (PMDB-MA), que comandava a pasta de Minas e Energia, e Gleisi Hoffmann (PT-PR), ex-chefe da Casa Civil.

A presidente Dilma Rousseff foi citada nas investigações, mas o procurador-geral da República informou que não tem competência para investigá-la, conforme determina a Constituição. Dilma foi citada no mesma investigação na qual aparece o ex-ministro Antonio Palocci Filho, cujo caso foi remetido ao juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato em Curitiba.

A maior parte dos indícios contra parlamentares suspeitos de se beneficiarem do assalto à estatal foi recolhida a partir dos depoimentos do doleiro Alberto Yousseff e do ex-diretor de Abastecimento da petroleira Paulo Roberto Costa. Os dois fizeram acordos de delação premiada e colaboraram com os investigadores em troca de benefícios judiciais.

Confira a lista dos nomes (ainda em atualização): Renan Calheiros Aníbal Ferreira Gomes Roseana Sarney Edison Lobão João Pizzolati Vander Loubert Candido Vaccarezza Lindbergh Farias Gleisi Hoffmann Humberto Costa Simão Sessim Arthur Lyra Benedito de Lyra José Mentor Eduardo Cunha José Otávio Germano Luis Fernando Farias Roberto Sérgio Ribeiro Coutinho Teixeira Nelson Meurer Eduardo da Fonte Agnaldo Ribeiro Aline Corrêa Carlos Magno Ramos Ciro Nogueira Dirceu Esperafico Gladson Cameli Jerônimo Goergen João Filipe de Souza Leão Luis Argôlo Sandes Junior Afonso Hann José Linhares da Ponte José Olímpio Silveira Moraes Lazaro Botelho Martins Luiz Carlos Reinzi Mario Negromonte Pedro Correa Pedro Henry Renato Molling Renato Balestra Roberto Pereira de Brito Romero Jucá Valdir Raupp Vilson Covatti Valdir Maranhão Fonte: Veja  Entre os blogs locais, o jornalisra Arnaldo Neto divulgou a lista primeiro: aqui 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS