Professora revela drama em creche: "Como não adoecer vivenciando esses horrores?"
Alexandre Bastos 10/02/2015 11:43

Se na propaganda oficial os rosáceos falam em "creches modelos", no mundo real parece que a situação é um pouco diferente. Em postagem na noite de ontem (09), o blog do empresário José Geraldo (aqui) abriu espaço para relatos de professoras sobre as dificuldades enfrentadas na volta dos trabalhos, tendo em vista a demissão em massa dos funcionários que davam suporte nas unidades. Confira alguns depoimentos:

  • “( PRESERVADO). Tb trabalho em creche e infelizmente não damos conta de realizar todas as funções. Na minha sala são 16 alunos de 3 anos, não tem como ficar com eles sozinha. Tb estamos aguardando as auxiliares…
  •  
    (PRESERVADO).  Trabalho em creche e com BERÇÁRIO. Na minha unidade estamos sem auxiliares,sem porteira, sem vigias,e hoje para completar o caos, uma das 2 cozinheiras foi demitida. Gostaria que algum gênio pudesse me informar como trabalhar com 15 (eu disse quinze) bebês de 1 (um) ano sem auxiliar???? Eu peço muito barulho e aplausos para os seres que se dizem pensantes, gestores, supervisores, superintendentes . Pq todos citados estão cientes da situação e 'não sei pq motivos' jogam os professores nesta situação. Gostaria que a Vereadora Auxiliadora Freitas se manifestasse, pq ela tb esta a par da situação, além de ser educadora.”
    (PRESERVADO). "Na creche em que trabalho, também não tem mais Porteiro; só contamos com UMA Auxiliar de Serviços Gerais (não preciso nem explicar que não dá conta); NINGUÉM na Lavanderia (quem vai lavar as inúmeras toalhas de banho, lençóis que muitas das vezes sujos de urina e fezes enquanto as crianças dormem pois é comum vazar da fralda? Quem vai lavar as fronhas pois é comum os bebês 'golfarem'? E o que fazer com 15, 20 crianças quando acontece de uma vomitar em sala de aula? Você abre a porta da sala e não tem a quem recorrer!!!!! Como trabalhar o Pedagógico, sem NENHUMA ESTRUTURA??? Como cuidar da integridade física sem NENHUMA ESTRUTURA??? Como que o Professor vai ao banheiro? Abandonando 20 incapazes para cair, bater a cabeça, prender os dedinhos na porta e por aí vai…? Como não adoecer psicologicamente vivenciando esses horrores diariamente? Mente sã, corpo são… Se adoeço, tenho que enfrentar outro martírio que é o novo protocolo da perícia que te dá poucas horas (se considerarmos que estamos doentes), para levar a efeito a legalização da sua ausência no trabalho; e, ainda assim, ser punido pela perda da Regência (se, ao menos, fosse um desconto proporcional aos dias de afastamento… só que não!); como ir para o trabalho sem o Rio Card? Como Planejar sem 1/3 da Carga Horária para Planejamento? Na verdade, nem sala de Professores temos… Planejar onde? no corredor? Sem internet? Sem mesa? Sem estrutura??? Meu caro (PRESERVADO) e demais amigos deste espaço, a coisa é muito mais feia do que se pode imaginar…"

E se ocorrer um acidente fatal com qualquer daquelas crianças sob os cuidados desses profissionais? Quem responderá criminalmente pelo ocorrido?

E o SIPROSEP? O que tem a dizer em defesa de seus servidores?

Atualização às 15h30 - O blog recebeu mais um relato:

(PRESERVADO) "A situação está cada vez pior, creches e escolas sendo arrombadas e até agora nenhuma medida tomada ... sem contar com a humilhação prestada pela empresa Angels que junto a prefeitura vão empurrando com a barriga uma jogando pra cima da outra a dívida... quem paga com isso são porteiros e zeladores, que foram usados e agora descartados...  como ficarão nossas crianças sem porteiros nas escolas? Serão aqueles diretores que ainda continuam na direção das escolas sem participar do 'processo seletivo' ... Presenciamos todo tempo do mundo em várias cidades, até mesmo da região norte fluminense a abertura de concursos públicos para diversos cargos como merendeira, porteiro, motorista e muitos outros, mas aqui em Campos a história é outra… é de baixo do pé … Faça-me um favor, caiam na real pois esse governo que está aí cada vez piora mais e o povo aguarda ansioso por 2016…"

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Alexandre Bastos

    [email protected]

    BLOGS - MAIS LIDAS