Pets ajudam no processo de envelhecimento saudável
26/01/2020 22:44 - Atualizado em 26/01/2020 22:47
Quem acha que ter um pet em casa junto com uma pessoa idosa é má ideia, está errado. Um estudo realizado pelo National Center for Biotechnology Information, em 2018, constatou que a convivência entre idosos e animais faz com que esses humanos sejam mais felizes e saudáveis. Além de ficarem mais ativas, as pessoas acima dos 60 anos sentem mais bem-estar do que quando estão sozinhas ou na companhia de humanos.
Muitas vezes, os idosos precisam de cuidados especiais, e podem até se sentir um pouco sozinhos. Ao juntarmos idosos e animais de estimação, os idosos se sentem mais amparados e recebem carinho o tempo todo. Segundo o estudo da National Center, dois terços das pessoas idosas entrevistadas consideram o pet como seu melhor amigo e se sentem mais dispostas na presença deles.
Mas isso não é tudo. Além destes benefícios, os animais foram apontados como os "remédios" que diminuem os sintomas da depressão. Os idosos ficam mais ativos na presença dos animais, e isso faz com que os altos níveis de colesterol, glicemia e pressão alta diminuam. De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, cuidar de um bicho de estimação e estabelecer um laço com eles também reduz a agressividade causada pela demência.
Além disso, cuidar da higiene e levar o pet para passear faz com que o idoso crie um senso de responsabilidade, se sentindo importante por ter que cuidar de alguém, e não ter que ser o tempo todo cuidado. Como os animais oferecem amor e carinho incondicional aos seus donos, os idosos podem se sentir muito mais seguros e amados ao lado deles quando não podem estar com a família.
*Com informações do site Canaldopet

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Helô Landim

    [email protected]