Deputada cobra verba indisponível
22/01/2020 21:15 - Atualizado em 19/02/2020 16:41
Deputada major Fabiana vistoriou HGG
Deputada major Fabiana vistoriou HGG / Reprodução - Instagram
Em visita a Campos, nesta quarta-feira, a deputada federal major Fabiana (PSL) esteve nos hospitais Geral de Guarus (HGG) e Ferreira Machado (HFM). Segundo a parlamentar, o principal objetivo seria fiscalizar onde estaria sendo investido uma verba de R$ 5 milhões que ela teria destinado à Saúde Pública do município. Ela fez vídeos ao vivo nas redes sociais onde cobrava atendimento aos pacientes e requeria a escala dos plantões. No entanto, no meio da tarde, a deputada apagou os vídeos depois de uma reunião com o secretário de Saúde Abdu Neme. Por nota, a Prefeitura informou que a quantia só poderá ser utilizada após a publicação do Orçamento de 2020 e, na sequência, a Fundação Municipal de Saúde, segundo a publicação, vai agilizar o processo de compra do que é necessário para as unidades.
A visita ao HGG foi transmitida ao vivo através do perfil da deputada no Instagram. No vídeo, a parlamentar questiona a falta de informações prestadas pelo HGG. “Estou no Hospital Geral de Guarus há quase uma hora e não recebi a escala de quem deveria estar de serviço agora. Tem paciente que deveria ter sido atendido desde às 9h, que chegou às 7h, e ainda não foi atendido. Tem gente no corredor que está desde ontem. Então só para que fique bem claro, que se necessário for, vamos sair daqui e vamos para delegacia, Ministério Público ou para onde tiver que ser, mas os R$ 5 milhões que eu destinei para a Saúde do município não vão entrar na sacanagem, não”, disse a parlamentar.
Abdu Neme também informou que solicitou da deputada auxílio para a liberação de emendas parlamentares em Brasília, que ela se mostrou disposta a ajudar e elogiou, ainda, o quadro de funcionários do HGG.
— É sempre importante juntar forças em prol de um atendimento de qualidade para a população. A verba da obra do telhado é de uma emenda federal e estamos esperando a liberação da Caixa Econômica para iniciar os serviços. A deputada ficou de fazer contatos para ajudar em Brasília junto ao Ministério da Saúde — disse o secretário, que estava acompanhado do deputado federal Marcão Gomes (PL).
A equipe de reportagem entrou em contato com a assessoria da deputada federal para saber o motivo pelo qual apagou o vídeo e as informações sobre a emenda parlamentar, mas não obteve resposta.
No dia 20 de novembro, parte do forro do HGG caiu com a chuva. Sete setores chegaram a ser interditados e parte dos pacientes foram transferidos para unidades da rede contratualizada. As obras de reparação começaram no início de dezembro. (A.S.) (C.B.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS