Mais de 70 animais silvestres morreram atropelados na RJ 216 neste verão
Camilla Silva 24/01/2020 14:41 - Atualizado em 31/01/2020 16:23
  • Animais silvestres atropelados na RJ 216

    Animais silvestres atropelados na RJ 216

  • Animais silvestres atropelados na RJ 216

    Animais silvestres atropelados na RJ 216

Este sábado (25) é dia de prevenção de acidentes com animais silvestres em Farol de São Thomé, Campos. Uma ação conjunta do Parque Estadual da Lagoa do Açu (Pelag), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e Sesc vai promover, a partir das 10h, na sede do parque, rodas de conversa e exposições com o objetivo de chamar a atenção dos motoristas que trafegam pela RJ 216 para evitar atropelamentos de animais que cruzam a rodovia. A entrada é grátis. Segundo o parque, entre dezembro até a última quinta-feira, foram registrados 78 atropelamentos, com 100% dos animais encontrados já em óbito.
Na ação deste sábado, serão realizadas rodas de conversa, exposição de animais taxidermizados e demonstrações de trabalhos acadêmicos relacionados à temática e, ainda, uma oficina infantil de bichinhos silvestres e uma oficina de fotografia ambiental.
De acordo com o Pelag, dos animais encontrados mortos entre dezembro e janeiro, 49% foram répteis, 26% anfíbios, 13% aves e 12% mamíferos.
Em dezembro, a instituição, localizada em Farol de São Thomé, já havia chamado atenção para o problema. “Neste época do ano é muito comum que cresçam os casos de atropelamentos de fauna silvestre, principalmente em áreas que margeiam unidades de conservação”, publicou nas redes sociais.
De acordo com a unidade, o local abriga um enorme banhado e uma lagoa, importantes áreas de restinga e uma extensa faixa de praia, local de desova de tartarugas marinhas. A região ainda é local de pouso e nidificação de aves migratórias e abriga uma grande variedade de espécies ameaçadas de extinção.
“Casos estes que são recorrentes no Pelag, margeado por 4 km pela RJ-216, via de constante movimentação de veículos. Então fica aqui o nosso pedido para que todos tenham atenção redobrada em vias que cortam matas naturais! Nossa fauna agradece”,destacou.
O Parque Estadual da Lagoa do Açu (PELAG) possui uma área de 8.251 hectares, abrangendo parte dos municípios de Campos dos Goytacazes e São João da Barra, na região do litoral Norte do estado do Rio de Janeiro, e foi criado pelo decreto nº 43.522 de 20 de março de 2012. É uma unidade de conservação de proteção integral. Além disso, promove o desenvolvimento de iniciativas que conciliem a viabilidade econômica da região com utilização racional dos recursos naturais e o estímulo de atividades de recreação, educação ambiental e pesquisa científica.
Sesc Verão - A atividade faz parte do projeto Sesc Verão em Campos dos Goytacazes é realizado pelo Sesc RJ, em parceria com a InterTV e apoio da Prefeitura local.  Capitaneado pela Gerência de Lazer do Sesc RJ, o Sesc Verão tem como objetivo levar ainda mais lazer, bem-estar e qualidade de vida à população através dos serviços oferecidos pela instituição durante todo o ano. O projeto promove intensa programação gratuita com diversas atividades voltadas para toda a família, incluindo ações de assistência social, modalidades esportivas e shows musicais. A programação completa pode ser conferida aqui.
Neste fim de semana também acontece  a trilha ecológica do Tamanduá permitirá ao visitante observar animais e plantas nativas, assim como receber orientações sobre a preservação e o manejo sustentável. A trilha acontece no sábado (25), às 9h, dentro do Parque Estadual da Lagoa do Açu, um dos mais ricos e bem preservados remanescentes de vegetação de restinga do estado do Rio de Janeiro.
No domingo (26), às 5h, acontece o projeto “Vem Passarinhar”, também em parceria com o Parque Estadual da lagoa do Açu - INEA. Será uma manhã dedicada à observação de aves e contemplação da natureza no Parque Estadual, com a prática da caminhada e registros fotográficos. Os participantes deverão levar binóculos, câmeras, repelentes, protetor solar, água, roupas leves e calçados confortáveis. As inscrições prévias devem ser realizadas pelo telefone (22) 2747-2316. As vagas são limitadas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS