Prejuízos e abusos no Norte e Noroeste
29/01/2020 22:41 - Atualizado em 07/02/2020 15:20
Além de um rastro de destruição, pânico e mortes, as fortes chuvas que castigaram a região Norte e Noroeste do Estado causaram sérios prejuízos econômicos ao comércio, agricultura e pecuária. Em Cardoso Moreira, Italva, Bom Jesus de Itabapoana, Itaperuna e Porciúncula estabelecimentos comerciais foram invadidos pelas águas, estradas tornaram-se intransitáveis com a abertura de crateras e queda de pontes, prejudicando o escoamento da produção. Em Bom Jesus , enquanto a população sofria com a falta d´água, alguns comerciantes aproveitavam para aumentar o preço do produto. Taxistas também cobravam preços exorbitantes para levar moradores a locais mais seguros.
— A elevação de preços injustificada é uma prática abusiva considerada infração prevista no Código de Defesa do Consumidor, punível desde a esfera administrativa, com aplicação de multa e até mesmo de interdição do estabelecimento, até a criminal, uma vez que configura crime contra o consumidor e a economia popular. Estamos só anotando — disse a advogada Rosângela Castro, presidente da Associação Comercial e de Bom Jesus de Itabapoana.
Nas redes sociais, a população repudiava a falta de escrúpulos de comerciantes. “Um absurdo aproveitar desse momento tão triste. Pessoas sem coração e sem amor ao próximo, que só pensam em se dar bem em qualquer situação”, disse Naiara Junior. “Falta de respeito! Estão cobrando 25 reais no galão de água. Mas é só pedir nota fiscal e depois ir ao Procon”, sugeriu Paula Pinheiro. “Uma vergonha lucrar com sofrimento das pessoas que precisando de ajuda”.
Em Cardoso Moreira, a exemplo do que ocorreu nas outras cidades, o prefeito Gilson Nunes decretou situação de emergência. Siqueira disse não ter como fazer estimativas dos prejuízos. “Estamos fazendo o levantamento. Quase todo comércio sofreu prejuízo. Quem conseguiu não colocar suas mercadorias em lugares mais altos perdeu tudo. A agricultura também ficou bastante prejudicada. Pelo menos cinco pontes estão em condições inviáveis. Algumas delas eram de madeira, mas já estamos providenciando a reconstrução para uma estrutura de cimento e pilares, através de emendas — disse.
Algumas prefeituras decidiram cancelar os festejos do Carnaval. Porciúncula sofreu a maior enchente da história. Cerca de 85% da área urbana da cidade ficou submersa com o transbordo do Rio Carangola. Nesta quarta-feira, comerciantes tentavam voltar à rotina ainda com a retirada da lama em suas casas.
Na zona rural, a produção de leite ficou comprometida. Caminhões carregados de leite não conseguem chegar às cidades próximas para escoamento do produto. Enquanto isso, extensionistas da Emater davam apoio técnico nas áreas mais críticas e iniciaram estudos para análise das perdas dos produtores. Outros municípios não afetados pelas enchentes enviaram tratores, caminhões e retroescavadeiras para socorrer os vizinhos atingidos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS