Chuvas nas cabeceiras de afluentes elevam nível do Paraíba em Campos
Verônica Nascimento 05/02/2020 20:26 - Atualizado em 13/02/2020 15:40
Cota subiu rapidamente em 24 horas
Cota subiu rapidamente em 24 horas / Isaías Fernandes
O Paraíba do Sul subiu de 6,83 metros para 7,52m em Campos, entre essa terça (4) e quarta-feira (5). A cota normal é de 5,80 metros. Segundo a Defesa Civil Municipal, mais água deve chegar nas próximas horas, mas a situação não é preocupante. Também há previsão de chuvas para os próximos dias. Em Campos, a previsão é de 30mm para esta quinta (6). No Noroeste Fluminense, deve chover 60mm, mas a Defesa Civil Regional, que mantém o estado de alerta para desastres, também informou que o quadro está sob controle.
O aumento do nível do Paraíba já era esperado, conforme informou o coordenador da Defesa Civil, major Edison Pessanha. “Choveu muito na Zona da Mata mineira e foi muita água para os afluentes, inclusive os rios Pomba e Carangola, que contribuem também para elevar o nível do Muriaé. Mas não há nada para justificar maiores preocupações, porque a situação em Três Vendas está controlada”.
Mesmo com a previsão de 60 mm de chuvas para esta quinta, no Noroeste, que acaba refletindo em Campos pelo rio Muriaé, Pessanha tranquiliza a população. “No momento, estamos monitorando o montante e não muito com o que se preocupar, porque a Defesa Civil está alerta à comunidade de Três Vendas. O aumento do Paraíba, agora, já esperado em decorrência do acúmulo no montante. Mas o rio já chegou a subir, rápido, a 9m e baixar, também rapidamente, 2m. Isso desafogou o Muriaé. Se fosse tudo concomitante, seria difícil para controlar e a localidade ainda estaria alagada, com o risco de romper outros pontos”, explicou o major.
Sem a preocupação, no momento, com o nível dos rios em Campos, a Defesa Civil diz que, o próximo passo será o conserto do dique da Boianga, rompido pelas águas do rio Muriaé no último dia 28.
— Fizemos os reparos necessários, mas aguardamos o conserto definitivo do dique, reposição e reforço. O setor de Engenharia do comando Militar do Exército esteve no local, vistoriou o dique e, inclusive, o prefeito Rafael Diniz está em Brasília, e deve ser reunir com autoridades amanhã (quinta) a esse respeito para, junto com a Procuradoria do Município, trazer uma meta para a gente, um cronograma de quando a obra será concluída, o que depende inclusive de uma ação do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura), para que possamos dar uma resposta à população e não tenhamos de fechar de novo o local — concluiu Pessanha.
Região – A previsão de 60mm de chuvas para esta quinta-feira no Noroeste Fluminense também não causa alarde à Defesa Civil Regional. “Continuamos em alerta para chuvas e cheias e os rios continuam com o nível um pouco acima do normal, mas é uma previsão e um rio não sobe, de uma hora para outra, a ponto de transbordar; vai juntando água até que transborda. Assim, estamos acompanhando, junto com equipes do Monitoramento de Desastres do Rio de Janeiro, e, se realmente confirmar a previsão, a gente está atento para o caso de ser necessário alertar a população”, detalhou o coordenador regional da Defesa Civil, tenente-coronel Joelson Oliveira.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS