Corregedor na lista de Cabral, diz Lauro Jardim
07/02/2020 20:04 - Atualizado em 19/02/2020 16:47
O jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, revelou nesta sexta-feira que a delação do ex-governador Sérgio Cabral (MDB) envolveria dois ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), entre eles o corregedor-geral de Justiça Humberto Martins, que foi indicado ao cargo pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), homologou a delação premiada Cabral na última quarta-feira. De acordo com a coluna Radar, da Veja, a colaboração de Cabral com a Polícia Federal produziu 21 anexos envolvendo autoridades com foro privilegiados. Além do STJ, também estariam envolvidos juízes do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e outros políticos. O teor da delação ainda não foi divulgado e não se sabe quem são esses nomes.
Na última segunda-feira, em depoimento ao juiz federal Marcelo Bretas, Cabral disse que o esquema de corrupção dentro da secretaria estadual de Obras teria começado nos governos anteriores de Anthony e Rosinha Garotinho.
A defesa de Cabral também tinha tentado outros acordos de delação com o Ministério Público Federal (MPF), mas os promotores não aceitaram. A Procuradoria-Geral da República (PGR), inclusive, se posicionou anteriormente contra a homologação do acordo.
— Somos contrários a uma colaboração premiada do ex-governador Sérgio Cabral. Ele é o líder de uma organização criminosa muito poderosa. É um dos responsáveis pela falência do estado. Nós conseguimos por meios independentes chegar a muito do que ele poderia nos ajudar numa colaboração. Não seria uma resposta que o MPF gostaria de dar à sociedade — disse o procurador Eduardo El Hage à Folha de S. Paulo. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS