Calendário Prouni 2020: confira datas e documentos solicitados
06/02/2020 16:56 - Atualizado em 18/02/2020 13:38
Calendário PROUNI 2020: confira datas e documentos solicitados
Calendário PROUNI 2020: confira datas e documentos solicitados / Divulgação/Educa Mais Brasil
Os estudantes contemplados com o Prouni 2020 devem ficar atentos ao prazo e aos documentos que devem ser apresentados na instituição de ensino no momento da matrícula. A validação documental aumenta as chances do candidato conseguir uma das bolsas de estudo disponibilizadas pelo programa do governo. Os documentos do Prouni são demonstrativos que o estudante precisa apresentar para aderir ao programa, com objetivo de confirmar a veracidade das informações prestadas na inscrição.
De acordo com o cronograma oficial do Programa Universidade para Todos (Prouni), a 1ª chamada do Prouni 2020 ocorre entre os dias 04 e 11 de fevereiro. O período da comprovação de documentos para a 2ª chamada está previsto para iniciar no próximo dia 18 e encerrar em 28 de fevereiro. Já o terceiro período é destinado aos estudantes que estejam cadastrados na lista de espera, que deve ocorrer de 13 de março a 16 do mesmo mês.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), os documentos do Prouni podem ser apresentados pelo próprio
candidato e, também, por membros do grupo familiar. O órgão alerta que coordenadores das instituições de ensino não podem exigir que a documentação seja autenticada em cartório, nem mesmo as cópias.
Portanto, a comprovação deverá ser feita por meio da apresentação de documentos originais no momento de aferição das informações prestadas pelo candidato. No entanto, coordenadores das instituições de ensino podem pedir que o candidato apresente outros documentos além dos requeridos pelo MEC, a critério da unidade de ensino.
Lista de documentos do Prouni
1. Documentos de identificação;
2. Comprovantes de residência;
3. Comprovantes de rendimentos;
4. Comprovante de separação, divórcio ou óbito dos pais;
5. Comprovante de pagamento de pensão alimentícia;
6. Comprovantes de ensino médio;
7. Comprovante de professor da educação básica, quando for o caso;
8. Comprovante de deficiência, quando for o caso;
Mais informações sobre quais documentos são aceitos para comprovação estão na página do Prouni.
Documentos do Prouni- O candidato pré-selecionado deve comparecer na instituição de ensino a qual deseja ingressar, para apresentar os documentos do Prouni. Para isso, o candidato precisa comprovar as informações prestadas na inscrição dentro do prazo estipulado pelo cronograma do Prouni 2020.
O MEC alerta que “é de inteira responsabilidade do candidato verificar, na instituição, os horários e o local de comparecimento para a aferição das informações. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, a reprovação do candidato”.
É importante ficar atento, também, para a eventual necessidade de entregar documentos adicionais na instituição. Após entregar os documentos na faculdade, o estudante deve guardar o protocolo de recebimento de documentação do Prouni.
Como fazer inscrição no Educa Mais Brasil?
1. Acesse o site do Educa Mais Brasil;
2. Escolha a modalidade que você deseja, se: Faculdades; Pós-Graduação; Escolas; Cursos Técnicos; Idiomas; Preparatório para Concursos; Cursos Profissionalizantes; EJA - Educação para Jovens e Adultos ou Pré-Vestibular / ENEM;
3. Digite a cidade onde deseja fazer o curso;
4. Após visualizar as bolsas disponíveis e decidir qual é a melhor opção para você, clique em “Quero esta bolsa”;
5. Preencha o cadastro e avance para a pré-matrícula;
6. Após a pré-matrícula, vá à instituição escolhida para finalizar o cadastro;
7. Pronto! Vaga garantida e sonho realizado. Boa sorte!
Fonte: Educa Mais Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS