Seeduc confirma troca de uniformes nas unidades de ensino estaduais
Paula Vigneron 30/01/2020 14:54 - Atualizado em 03/02/2020 15:23
Após mais de 25 anos, o tradicional uniforme cinza do Liceu de Humanidades de Campos (LHC) será modificado. A mudança é resultado de reuniões com estudantes da instituição e com o secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes. A alteração acontecerá em todas as unidades da rede de ensino do Estado, de forma gradativa, a partir deste ano, com distribuição gratuita das vestes depois de dez anos. As aulas no Liceu recomeçam no dia 10 de fevereiro.
Diretora geral do LHC, Margarete Monteiro Pinto declarou que a decisão sobre a troca de uniformes foi democrática e, também, resultado da vontade do corpo discente, que desejava vestimentas mais modernas. Neste ano, as blusas serão brancas; as calças, jeans azul-marinho (sem manchas ou rasgos); e os tênis, pretos, assim como as meias. Serão distribuídos três uniformes aos estudantes: um para Educação Física e outros para o dia a dia, com camisas do tipo polo. A unidade escolar conta com mais de dois mil alunos. 
— A troca vai acontecer porque o secretário de Educação fez uma reunião com todos os grêmios estudantis. Ele propôs um design para o uniforme, que foi escolhido. Ele foi bem democrático em relação à troca. Não impôs um uniforme; ele, simplesmente, pediu a ajuda dos alunos e a votação. Aqui no Liceu, já vinha sendo pedida pelos alunos a troca. Estamos em uma época de modernidade. O uniforme do Liceu não foi sempre desse jeito. Ele veio mudando. A gente fez um arquivo histórico contando a história dos uniformes — contou Margarete.
A diretora reforçou que a mudança será gradativa para permitir a adaptação dos alunos, que poderão, durante este período, utilizar o uniforme cinza.
— Se o aluno quiser entrar com o uniforme tradicional, ele vai entrar. Não vai ser barrado porque não está com o uniforme que o Estado dará. O que está acontecendo? Existe uma crise no Brasil, e as pessoas não estão com condições de comprar uniformes caros. Estamos recebendo uma gama de pessoas que não têm condições. Então, aquele que tem condição de comprar vai usar o tradicional. E quem não tem? Receberá os três uniformes doados — detalhou a gestora, afirmando que o momento é de gestão participativa, com trocas e decisões entre direção, corpo docente e estudantes.
Por meio de nota, a secretaria de Estado de Educação (Seeduc) explicou que “é importante informar que, após 10 anos, a Seeduc vai distribuir uniformes gratuitamente aos alunos da rede pública estadual do Rio de Janeiro. O desenho do novo uniforme foi elaborado pelos estudantes e escolhido por meio de votação, que foi amplamente divulgada nas unidades de ensino. Serão mais de 2 milhões de camisas, sendo duas polo e uma de malha para as aulas de Educação Física”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS