Toneladas de lixo viram árvores
Verônica Nascimento 01/02/2020 16:24 - Atualizado em 02/02/2020 09:29
Divulgação
Um projeto destinado a diminuir a quantidade de lixo gerado em Campos pode deixar o município mais verde e com temperaturas mais amenas. O meio ambiente agradece e as pessoas, também. Ano passado, a prefeitura, através da secretaria de Desenvolvimento Ambiental, arrecadou mais de 36 toneladas de materiais recicláveis, com doações feitas pela população. O projeto segue com o esquema: o cidadão doa o lixo que gerou e, em troca, ganha uma muda de árvore. Também voltadas para a preservação do meio ambiente, crianças e adultos podem participar de oficinas, onde aprendem a transformar lixo em artesanato ou instrumentos musicais.
- Nesse projeto, o interessado deve ter consciência da importância das árvores, não apenas na produção de sombra e frutos, mas também para a manutenção da temperatura e preservação da biodiversidade. Por isso, priorizamos as espécies nativas - observa o subsecretário de Desenvolvimento Ambiental, Carlos Ronald.
Para ganhar a muda de árvore, que pode ser frutífera ou só para sombra, nativa ou exótica, é necessário entregar dois sacos de 200 litros de material, em geral garrafas pet e papelão. O material arrecadado é direcionado a uma cooperativa de recicláveis do município. Em 2019, foram distribuídas 1.775 mudas, em sua maioria espécies da Mata Atlântica e frutíferas nativas do Brasil.
São dois pontos de coleta e troca: um no Horto Municipal, na avenida Alberto Lamego, s/nº. e outro no Centro de Educação Ambiental (CEA), na avenida Senador José Carlos Pereira Pinto, 300, no Parque Calabouço, em Guarus. Os dois pontos funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.
Reciclar é preciso - Mas reciclar é tão importante quanto plantar uma árvore. No Espaço Ver-de do Horto Municipal, paralelo ao projeto de troca pelas mudas de árvores, oficinas de utilização de recicláveis levam conscientização ambiental à população, inclusive à infantil.
Nas aulas práticas, adultos e crianças aprendem a transformar diferentes materiais, como latas, garrafas pet e de vidros, que normalmente são descartados no dia a dia. Resíduos que iriam para o lixo viram artesanato ou instrumentos musicais.
As oficinas são abertas ao público e acontecem aos sábados e domingos, de 8h até as 14h, no Espaço Verde do Horto. Já no Centro de Educação Ambiental (CEA), as oficinas são direcionadas a estudantes e as unidades escolares devem fazer o agendamento. (V.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS