Juiz mantém ação que pede cassação de Cláudio Linhares
Aldir Sales 31/01/2020 19:56 - Atualizado em 19/02/2020 16:46
O juiz Wycliffe de Melo Couto, da 51ª Zona Eleitoral, manteve o processo movido pelo PSDB e que pede a cassação do mandato do prefeito de Conceição de Macabu Cláudio Linhares (sem partido). A decisão foi publicada no Diário Oficial da Justiça Eleitoral nesta semana.
O PSDB é o partido do ex-prefeito e segundo colocado no pleito de 2016 José de Castro. O diretório municipal argumenta que as contas da campanha de Cláudio foram reprovadas pelo juízo de primeira instância, o que caracterizaria enquadramento na Lei da Ficha Limpa.
A defesa do atual prefeito argumentou que o PSDB “concorreu àquele pleito como parte integrante da Coligação “Unidos Venceremos” , razão pela qual não seria legítimo figurar isoladamente no polo ativo desta demanda”.
No entanto, o magistrado negou o recurso e manteve o andamento do processo. “Resta verdadeiro que o partido político coligado não possui legitimidade para figurar de forma isolada em feitos eleitorais. Contudo, tal obstáculo permanece até a realização das eleições, momento a partir do qual o partido político coligado readquire sua capacidade de figurar isoladamente em ações judiciais”, diz um trecho da decisão.
A ação foi apresentada no final de 2016. Em 29 de dezembro daquele ano, a juíza Suzane Viana Macedo – então responsável pela 51ª ZE – rejeitou o pedido liminar do PSDB para impedir a diplomação de Cláudio Linhares. “A legislação eleitoral não apresenta a simples desaprovação das contas de campanha como motivo para não a diplomação de qualquer candidato. Ademais, cabe ressaltar que o registro de candidatura do candidato Cláudio foi deferido pelo ministro (do Tribunal Superior Eleitoral) Henrique Neves da Silva, bem como que as diplomações dos candidatos estão sendo realizadas em cumprimento à referida decisão”.
Cláudio foi eleito com 4.637 votos para seu quarto mandato à frente do Executivo, enquanto José de Castro somou 4.006 votos. A equipe de reportagem tentou contato com o prefeito, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS