Campanha é intensificada em Campos
01/02/2020 18:02 - Atualizado em 07/02/2020 15:28
Público alvo foi de crianças a partir de seis meses a adultos de 59 anos
Público alvo foi de crianças a partir de seis meses a adultos de 59 anos / Divulgação
A Prefeitura de Campos, através da secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou na manhã de ontem (1) o Dia D de intensificação da vacina contra o sarampo. A campanha seguiu até as 15h, em 16 pontos pelo município. O público alvo foi de crianças a partir de seis meses a adultos de 59 anos — não vacinados ou que estejam com seu plano vacinal incompleto.
A assessora chefe da Vigilância Epidemiológica e Imunização, Roberta Lastorina, destacou a importância da vacinação tanto para a população que se imuniza pela primeira vez, quanto para a segunda dose, que completa o ciclo vacinal, em proteção ao sarampo:
— O objetivo é imunizar aqueles que ainda não tenham se vacinado e completar os esquemas vacinais que estejam incompletos, porque somente dessa forma conseguimos fazer a prevenção contra o sarampo.
O Departamento de Vigilância Epidemiológica ressalta que o município alcançou a meta da última campanha de intensificação nacional. Em Campos, não há casos de sarampo confirma-dos desde 2007, quando foi implementado o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) no município.
A dona de casa Mirian Pessanha, 25 anos, foi ao Centro de Saide dar a primeira dose ao filho Asaph, de seis meses, e aproveitou para se imunizar também. “Muito importante esse tipo de campanha para a nossa saúde. Corremos riscos de contrair doenças o tempo todo e a vacinação é essencial pra nossa proteção”, afirmou.
A intensificação da vacinação contra o sarampo referente à campanha de 2020 foi iniciada no dia 13 de janeiro e segue até 13 de março. De segunda-feira a sexta-feira, as doses são disponibilizadas em 41 salas, que funcionam de 8h às 17h. O polo de vacinação no Centro de Saúde (Rua Gil de Góis, 157) atende em horário estendido, de 7h às 18h.
A UBS Lagamar recebeu boa movimentação durante o dia D. O servente industrial Fernando Barreto e a esposa Marcele, moradores de Baixa Grande, garantiram a imunização. “Aprovei-tamos que estamos pela praia para tomar a vacina. Trouxemos nossos filhos também, mas verificamos que eles já estão imunizados”, contou.
Para pessoas acima de 60 anos, a recomendação é buscarem a vacinação em casos de viagem para localidades com a circulação viral ativa e em casos de recomendação médica. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS