São João da Barra é consagrada à Nossa Senhora Aparecida
25/01/2020 12:16 - Atualizado em 31/01/2020 14:06
Imagem de Nossa Senhora Aparecida será colocada no Santuário de Atafona
Imagem de Nossa Senhora Aparecida será colocada no Santuário de Atafona / Divulgação
A Diocese de Campos começa os preparativos para a consagração da cidade de São João da Barra à Nossa Senhora Aparecida. Reuniões para definir a cerimônia serão realizadas no Santuário de Atafona. A lei foi sancionada pela prefeita Carla Machado e a solenidade será realizada em maio, com tríduo na Paróquia São João Batista e nas Quase Paróquias de Santo Amaro, em Grussaí, e Nossa Senhora da Conceição, em Barcelos.
Esta semana começam a preparar a estrutura das solenidades. Haverá missas e visitas à imagem, que foi doada pelo Reitor do Santuário Nacional, padre Eduardo Catalfo, e chega à Diocese no dia 8 de fevereiro.
— Para a comunidade católica de São João da Barra, é um orgulho ter nosso município consagrado à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Nosso pedido é sempre para que Nossa Senhora interceda por nós junto a Jesus Cristo e proteja o nosso povo — disse Carla Machado, prefeita de São João da Barra.
A cidade é a última banhada pelo Rio Paraíba do Sul e a foz no Pontal de Atafona. O presidente da Câmara Municipal, vereador Aluízio Siqueira, destaca que a consagração à Padroeira do Brasil vem somar às tradições da cultura da cidade e por ser a última a receber as águas do Paraíba do Sul, onde a imagem foi encontrada.
O Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco, destaca a importância de a cidade de São João da Barra ser consagrada à Padroeira do Brasil e da tradição religiosa com igrejas históricas e centenárias. Na Diocese de Campos, outras cidades já foram consagradas, mantendo a tradição de serem dedicadas à Nossa Senhora Aparecida.
— Dando continuidade às práticas religiosas e culturais que expressam não só a devoção e a fé viva à Nossa Senhora, como foram as consagrações e monumentos dos 300 anos do achado da imagem, que se constitui um dos símbolos sociorreligiosos mais importantes da Nação, que aconteceu por uma lei homologada pela prefeita Carla Machado a consagração do município de São João da Barra. Será no dia 20 de maio de 2020 no Santuário Estadual de Atafona, onde será entronizada uma réplica desta imagem abençoada da matriz religiosa e cultural da Pátria brasileira — destaca Dom Roberto Francisco.
Cidade reúne histórias de devoção e de milagres alcançados por intercessão da Mãe Aparecida. Marlene Amaral fala da devoção à Nossa Senhora Aparecida e destaca a importância da consagração da cidade à Padroeira do Brasil.
— Para mim, como devota, é muito importante saber que a minha cidade, São João da Barra, será consagrada a essa Mãe e Intercessora. Tudo o que peço com fé, sou atendida. Meu neto, Gabriel Batista, é atleta e, todas as vezes que ele sai para representar o Brasil, é a ela que eu peço — destaca Marlene Aparecida. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS