Secretário estadual de Cidades em Atafona para ver impactos do avanço do mar
27/03/2019 14:39 - Atualizado em 27/03/2019 19:52
O secretário estadual de Cidades, Juarez Fialho, esteve em Atafona, nesta quarta-feira (27), para conhecer de perto a situação causada pelo avanço do mar no litoral sanjoanense. A visita foi articulada pelo deputado estadual Bruno Dauaire (PRP), que no último domingo (24) também levou ao município o secretário estadual de Defesa Civil. O objetivo, segundo parlamentar, é conseguir apoio do Governo do Estado para projetos de contenção do avanço do mar. 
Bruno estava acompanhado de partidários de SJB e também lideranças políticas de São Francisco de Itabapoana. "Sabemos que a obra definitiva para conter o avanço do mar em Atafona demanda bastante recursos e que o Estado também está passando por dificuldades financeiras. A União é a única capaz de fazer essa intervenção e a presença de dois secretários estaduais em três dias chama a atenção para que possamos formar uma comissão e levar esse problema ao governo federal", disse Bruno, informando, ainda, que oficiou o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e o deputado federal Wladimir Garotinho (PSD-RJ), para que autoridades federais também possam conhecer a situação de perto.
No encontro, o secretário também conversou com lideranças ligadas ao movimento SOS Atafona. 
— Nosso papel na secretaria das Cidades é estar próximo de todos os municípios, para entender de perto as necessidades e buscar soluções, junto ao Governo do Estado, para atender às necessidades da população. A pedido do deputado da comissão de Defesa Civil da Alerj, viemos a Atafona ver de perto os danos causados pelo avanço do mar, um problema que já assusta os moradores há décadas. Vamos apresentar ao governador Wilson Witzel (PSC) todo este panorama e trabalharemos em conjunto buscando alternativas que sejam economicamente viáveis e ambientalmente sustentáveis para abordar o problema— afirmou Fialho.
Depois da agenda em Atafona, eles seguiram para SFI. A prefeita Francimara Barbosa Lemos (PSB), aproveitou o encontro para entregar ao secretário um relatório sobre a questão do avanço do mar. Na última ressaca, na semana passada, o avanço foi mais intenso na praia de Guaxindiba.
Na Câmara de SJB — O problema causado pelo avanço do mar no pontal de Atafona foi discutido na Câmara de SJB nesta quarta, conforme requerimento do vereador Ronaldo Gomes (Pros) à empresa Prumo Logística. Na matéria, ele sugere à empresa que viabilize com a Prefeitura, a colocação em certos pontos do mar em Atafona, de blocos de concreto usados no quebra-mar e que estariam, segundo ele, sem utilização no Porto do Açu. “Quando estive lá na última vez eu vi um monte dessas pedras. Quem sabe, elas poderiam ser usadas aqui, após um estudo detalhado para ver se seria viável...”, justificou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Sobre o autor

    Arnaldo Neto

    [email protected]