Unidade móvel do Hemocentro na Santa Casa de Misericórdia
31/01/2019 12:24 - Atualizado em 01/02/2019 14:38
Antônio Leudo
A unidade móvel do Hemocentro Regional de Campos esteve, nesta quinta-feira, no hospital Santa Casa de Misericórdia de Campos, na avenida Pelinca. Apenas pela manhã, mais de 14 pessoas haviam doado sangue.
O Hemocentro de Campos é o único banco de sangue público das regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro e atende 25 instituições hospitalares, sendo nove em Campos e mais 16 unidades espalhadas em 14 municípios. Atualmente, principalmente pelo período de verão, o estoque de sangue está em estado crítico, bem abaixo do necessário.
Entre os doadores que compareceram está Celita Galdino, de 21 anos. Ela é moradora de Caxeta e doou pela primeira vez. Devido à dificuldade de ir ao Hemocentro, que fica no Hospital Ferreira Machado, a unidade móvel de doação se torna a opção mais viável para a jovem.
— Sempre quis doar, mas fica difícil ir ao Hemocentro do HFM e o horário do ônibus, quando para no Centro, fica mais complicado para mim. Por isso, ao passar e ver o ônibus aqui, tendo esse tempinho, resolvi doar — disse Celita.
Para a doação, é preciso apresentar documento de identidade com foto, ter boas condições de saúde, peso superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal. É importante destacar que o intervalo entre uma doação e outra é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres. (C.B.) (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS