Dia D de vacinação contra raiva em SFI
30/01/2019 18:49 - Atualizado em 01/02/2019 15:12
Secom - SFI
A Vigilância Sanitária (Visa) de São Francisco de Itabapoana (SFI) disponibilizou, nesta quarta-feira (30), 20 pontos de vacinação contra raiva em cães e gatos. A prefeita Francimara Barbosa Lemos acompanhou o início dos trabalhos em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) de Gargaú.
— É preciso que os proprietários de cães e gatos tenham consciência e vacinem os seus animais de estimação contra a raiva — ressaltou a prefeita.
No total, 11 mil vacinas foram disponibilizadas. Os moradores também poderiam retirá-las. Além das imediações das UBSs e polos do Programa Saúde da Família (PSF), a vacinação também foi disponibilizada na Praça São Francisco de Paula, na área central do município, e na frente do Hospital Municipal Manoel Carola (HMMC), em Ponto de Cacimbas. Ao todo, cerca de 15 funcionários atuaram entre 9h e 17h. Além disso, estudantes de medicina veterinária atuaram como voluntários.
— A partir desta quinta-feira (31), as doses estarão disponíveis na sede da Visa, localizada em prédio anexo ao HMMC. Basta que a pessoa leve um isopor com gelo para o transporte adequado da vacina — explicou o coordenador do órgão, Carlos Magno Mariano. Ele informou ainda que no decorrer do ano serão promovidas campanhas itinerantes em localidades menores e mais afastadas do Centro de SFI.
Morador de Gargaú, o aposentado Jorgino Pessanha, de 64 anos, levou dois gatos e dois cachorros para serem imunizados. “Quem possui animal em casa, precisa se preocupar em deixá-los com a saúde em dia. Sempre procuro vaciná-los”, afirmou. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS