Batalhão de Macaé inaugura Setor de Análise Criminal e implementa Meta Verde
Paula Vigneron 31/01/2019 11:44 - Atualizado em 31/01/2019 15:12
Divulgação
O 32º Batalhão de Polícia Militar, em Macaé, tem inovado em ações para garantir mais segurança à população. Nessa quarta-feira (30), o BPM inaugurou o Setor de Análise Criminal e implementou o serviço de policiamento, baseado no Sistema Integrado de Metas, denominado de Meta Verde. Além de Macaé, o batalhão cobre os municípios de Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Quissamã, Carapebus e Rio das Ostras.
Inaugurado na tarde de quarta, o Setor de Análise Criminal é responsável pelo acompanhamento dos índices de criminalidade para prestar assessoria ao comandante do 32º BPM, tenente-coronel André Henrique. Por meio da seção de planejamento operacional e inteligência, será realizado o emprego eficaz do policiamento de acordo com a mancha criminal.
O trabalho da Polícia Militar será auxiliado pelo uso do programa ISPGeo, desenvolvido pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) em parceria com o Instituto Igarapé, que demonstra, com planilhas e gráficos, os pontos de incidência criminal, possibilitando maior eficácia no policiamento da área.
De acordo com o site oficial do ISP, o ISPGeo consiste em elaborar “mapas de calor e análises gráficas” que “passam a estar disponíveis de forma imediata e simples, liberando tempo e recursos para que os setores de planejamento operacional das polícias possam aprofundar sua análise criminal e dar respostas mais rápidas e eficazes aos problemas de criminalidade específicos de cada área do estado. A ferramenta também possibilita a edição de mapas por parte dos policiais, com a marcação da alocação de pessoal e viaturas, para que eles possam acompanhar os resultados do planejamento operacional empregado”.
Meta Verde — Também nessa quarta, foi implementado o policiamento motorizado Meta Verde no batalhão. Segundo informações da assessoria do 32º BPM, este tipo de policiamento, com base no Sistema Integrado de Metas, visa à redução dos índices de criminalidade, buscando manter os números dentro do estabelecido pela secretaria de Estado de Polícia Militar.
“Os policiais militares foram capacitados e treinados para o serviço, que tem como foco principal abordagens a pessoas e veículos em operações direcionadas nos locais com maiores necessidades de policiamento. Essa iniciativa tem por objetivo proporcionar à população dos municípios que abrangem a área do 32° BPM maior segurança e tranquilidade”, afirmou a assessoria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS