Chapéu do Sol fica sem ônibus da 1001
Victor Azevedo 30/01/2019 18:51 - Atualizado em 01/02/2019 15:12
Empresa 1001 disse que irá apurar irregularidades
Empresa 1001 disse que irá apurar irregularidades / Foto - Isaias Fernandes
Em plena temporada de verão, a praia do Chapéu do Sol está sem transporte público. A empresa 1001 confirmou que os ônibus responsáveis pelo transporte Campos -São João da Barra estão indo até a praça do Repolhinho, em Atafona, e não mais até a praia. A mudança gerou reclamações dos moradores e, segundo o Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (Detro), não houve autorização para a alteração. O órgão informou ainda que vai verificar a irregularidade e, caso se confirme, serão aplicadas as sanções cabíveis. A 1001 é uma das responsáveis - junto com a Brasil - pelo transporte intermunicipal desde o final de 2017, quando o Detro decretou intervenção na linha e retirou a empresa Sanjoanense Campostur, que ainda não solicitou a retomada das linhas.
O morador João Noronha criticou a retirada das linhas da praia de Chapéu do Sol. Ele chamou de “arbitrária” a decisão da empresa. “Estive pessoalmente duas vezes no Detro no ano passado, para denunciar o péssimo atendimento da 1001 em São João da Barra. O que fizeram? Nada. Por atender mal a população, ela perde a cada dia mais passageiros. No caso de Chapéu do Sol, bairro de Atafona, ela já tinha ensaiado situações, para suspender o atendimento. Além de poucos ônibus e horários, a 1001 ainda quer ser dona da verdade? A Brasil que atende Grussaí tem maior número de horários para garantir o transporte”, reclamou.
Em nota divulgada pela Viação 1001, a empresa afirmou que as mudanças foram efetuadas devido à “reclamações de moradores e ao pequeno volume de embarques na praia”. Já o Detro, além de afirmar que não houve autorização para tal mudança, informou ainda que “além das operações de inteligência, o Detro utiliza as denúncias feitas pela população para nortear suas ações. E este ano, não houve registro de reclamações sobre alteração de itinerário nas linhas que ligam Campos a São João da Barra”, disse.
O Detro decretou a intervenção nas linhas entre Campos e São João da Barra, que eram de responsabilidade da empresa Sanjoanense Campostur em dezembro de 2017. O decreto, feito em caráter emergencial, venceu no final do ano passado. As dez linhas que eram operadas pela Campostur estão sendo feitas pelas empresas Brasil Transporte e Turismo e Auto Viação 1001. A intervenção do Detro foi executada após o não cumprimento às solicitações do órgão para regularização dos problemas operacionais e irregularidades apresentadas pela empresa, como também às constantes reclamações quanto à qualidade dos serviços prestados aos usuários. Sobre a possibilidade de retomada da linha pela Campostur ou a realização de uma nova licitação, o Detro informou que “a empresa Sanjoanense Campostur, até o momento, não solicitou a retomada das linhas. Diante disso, o Detro está analisando possível prorrogação da intervenção, com base em estudo técnico operacional e na medição da satisfação dos usuários da região”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS