Terno de Reis encerra ciclo de festas do divino
31/01/2019 18:48 - Atualizado em 04/02/2019 16:05
Ricardo Gomes - Divulgação
A visita do Terno de Reis mudou a rotina dos moradores de Barra do Furado na noite de quarta-feira (30). A atividade, cuja origem remonta aos tempos coloniais, é realizada tradicionalmente pelos cantadores de fado de Quissamã e foi regada por muita música e diversão com Ivail, Ivaí e Leandro Nunes. O evento, realizado com apoio da coordenadoria de Cultura e Lazer da Prefeitura de Quissamã, marcou o encerramento do ciclo do divino e contou com a participação de Ronalt Santiago, o Roninho, palhaço de Folia de Reis. O ponto de partida foi o Espaço Cultural José Carlos de Barcellos, no bairro Piteiras.
“A visita chega à casa das pessoas e a cantoria, ao som de pandeiro e viola, é feita na frente da residência, com portas e janelas fechadas. As luzes permanecem apagadas até que a louvação seja feita. A homenagem é feita ao Menino Jesus, cantando as felicitações do período natalino. Os Santos Reis são homenageados, assim como os donos da casa. Após a cantoria, a porta é aberta e as luzes são acesas”, explicou Marta Medeiros, uma das integrantes do grupo de fado, acrescentando que o momento é propício para ouvir histórias e confraternizar.
O objeto maior da atividade é dar continuidade e dinamismo à manifestação fadista de Quissamã. “Neste ciclo, o nosso foco foram as casas de Quissamã. Após as apresentações, o grupo se delicia com um lanche variado com doces, sucos e salgados bem à moda quissamaense. No próximo dia 6, vamos participar de missa na Igreja Matriz”, frisou Marta.
O Dia de Santos Reis é comemorado em 6 de janeiro, Dia Municipal do Fado de Quissamã. O Dia de Reis ou Dia dos Santos Reis tem origem na tradição católica que lembra o dia que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar, que vieram do Oriente, guiados por uma estrela. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS