Guarus contará com cabine blindada e município discute criação de novo Batalhão
Virna Alencar 01/02/2019 18:44 - Atualizado em 04/02/2019 13:46
Foto - Antônio Leudo
A instalação de uma cabine blindada da Polícia Militar, na comunidade do Sapo I, no Parque Eldorado, em Guarus, deve ocorrer dentro de 45 dias. A informação é do comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Campos, tenente-coronel Rodrigo Ibiapina Chiaradia, que se reuniu com o prefeito Rafael Diniz, na tarde da última quinta-feira, na sede da Prefeitura. Durante o encontro foram colocadas em pauta ações relacionadas à área da segurança pública no município. Assim como a cabine blindada, também foi discutida a possibilidade de reforma do prédio que sedia a 2ª Companhia de Polícia Militar para abrigar um novo batalhão, em Guarus. A expectativa é de que o número de letalidades reduza especialmente na área que é comparada à Síria.
De acordo com o tenente-coronel Ibiapina, com a instalação da cabine é possível aumentar o número de policiais e montar uma base avançada garantindo mais segurança aos policiais militares que hoje estão em área de conflito. “O contêiner onde ficam os policiais militares não tem conforto e segurança. Apesar de não ter nenhum histórico de violência relacionado diretamente à PM, a gente sempre procura dar mais segurança aos nossos homens”, disse. Durante solenidade de troca de comando, no dia 17 de janeiro, na sede do Batalhão, no Centro.
Quanto à reforma para abrigar um novo batalhão em Guarus, o comandante acredita que a medida também tende a aumentar o número de efetivo e de recursos dentro da Polícia Militar contribuindo, assim, não só para a redução da letalidade violenta, mas, de qualquer outro tipo de delito na região. Ainda não há previsão para o início dos trabalhos.
— O prédio é um patrimônio do município, que foi cedido através de convênio para a Polícia Militar utilizar. A gente está na fase de avaliação para que essa questão se torne realidade. É um caminho um pouco trabalhoso até porque existe uma série de questões administrativas na Polícia Militar, mas é possível dizer que existe uma discussão favorável para isso. O prédio precisa de um cuidado especial, porque, assim como qualquer outro, com o passar do tempo, a parte física se deteriora — declarou.
Sobre o prédio que sedia a 2ª Companhia da Polícia Militar, a Prefeitura informou que o diálogo permanece para próximos passos. “Vamos juntos fazer um levantamento de necessidades da sede visando atender, possivelmente, maiores demandas no futuro, sempre com o intuito de levar maior sensação de segurança aos munícipes”, informou o superintendente de Paz e Defesa Social, Darcileu Amaral.
Violência – As estatísticas apontam o aumento da violência no município neste início de ano. Só no mês de janeiro, 21 homicídios foram registrados. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS