Vídeo mostra avanço da lama após rompimento de barragem em Brumadinho
01/02/2019 15:45 - Atualizado em 04/02/2019 18:33
Um vídeo, divulgado nesta sexta-feira (1º), mostra o exato momento do rompimento da barragem 1 do Complexo da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nas imagens é possível ver o “tsunami” de lama, minério e rejeitos avançando em segundos, destruindo tudo o que encontra pela frente.
Eram 12h28min24s de sexta-feira (25), quando a parte inferior do reservatório começa a ceder e libera uma avalanche devastadora de rejeitos de mineração.
Em 30 segundos, tudo que está abaixo da barragem é completamente engolido pela lama por centenas de metros. Em poucos minutos, o 'tsunami' destroi prédios da Vale, máquinas de mineração, trem, ponte, casas, pousadas, currais, área de mata.
Um outro vídeo, divulgado pela TV Bandeirantes, também mostra o momento do acidente. Primeiro, aparece uma poeira do lado esquerdo, que vai subindo e se alastrando. Depois começa a aparecer a lama. No centro, uma estrutura da Vale, veículos e alguns funcionários. Um veículo branco e uma máquina tentam escapam, mas são cercados pelo "mar de lama" e somem.
Tragédia - Até o momento, foram contabilizados 115 mortos, sendo 71 deles identificados; 248 desaparecidos; 192 resgatados; 395 localizados; 108 desalojados.
Fonte: G1
Vídeo: TV Bandeirantes

ÚLTIMAS NOTÍCIAS