Tropa israelita deixa Brumadinho
31/01/2019 21:27 - Atualizado em 04/02/2019 18:32
Após cinco dias de cooperação com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais no resgate de vítimas do rompimento de uma barragem da Vale no Córrego do Feijão, na última sexta-feira, as tropas de Israel deixaram o país nesta quinta-feira. No sétimo dia de buscas, o número de mortos chegou a 110, com 71 identificados, 238 desaparecidos e 108 desabrigados. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, anunciaram a criação de um “observatório” para monitorar grandes tragédias. A missa de sétimo dia das vítimas também foi celebrada nesta quinta.
Os 136 soldados israelenses deixaram Brumadinho no início da manhã. Antes, eles foram homenageados em cerimônia no 12º batalhão do Exército em Belo Horizonte. O presidente Jair Bolsonaro também agradeceu o trabalho das equipes de Israel pelas redes sociais.
Desde o dia da tragédia, nesta quinta foi a primeira vez que o número de desaparecidos diminuiu. Segundo o coordenador-adjunto da Defesa Civil de MG, Flávio Godinho, o número de desabrigados caiu porque alguns serviços foram restabelecidos e algumas pessoas voltaram para as casas. Em relação à contaminação da água, Godinho afirmou que “nenhuma comunidade, bairro ou cidade que recebe água de concessionária vai ficar sem água. A única ressalva é para pessoas que fazem a captação de forma autônoma. Os ribeirinhos não podem consumir a água. 50 caminhões pipa com 20 mil litros de água potável estão sendo distribuídos”.
Observatório - Dias Toffoli e Raquel Dodge anunciaram a criação de um “observatório” para monitorar grandes tragédias. Segundo Toffoli, o grupo será composto por integrantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O anúncio foi feito após reunião para discutir ações relacionadas à tragédia de Brumadinho (MG). Toffoli diz que objetivo é “agir em conjunto na busca de soluções não só Brumadinho, mas em outras questões sobre a Chacina de Unaí e a Boate Kiss”.
Missa - Uma missa de sétimo foi celebrada nesta quinta, em memória das vítimas, pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, na Igreja Matriz de São Sebastião, em Brumadinho. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS