Escolas de samba fazem ensaios técnicos na rua
01/02/2019 18:07 - Atualizado em 04/02/2019 16:08
O Carnaval se aproxima e o clima da folia começou a tomar conta de São João da Barra desde ontem (1°), quando teve início o projeto Esquentando os Tamborins, na Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho, no centro da cidade, com participação das tradicionais escolas de samba Chinês e Congos.
Nas próximas quatro sextas-feiras que antecedem o carnaval, as duas agremiações carnavalescas irão se alternar na avenida, sempre a partir das 21h, apresentando o ensaio técnico, reunindo passistas, ritmistas, casal de mestre-sala e porta-bandeira e demais integrantes de seus respectivos desfiles.
Nesta primeira sexta-feira do Esquentando os Tamborins, se apresentou a escola de samba Chinês, repetindo a performance no dia 15 de fevereiro. Já a escola de samba Congos fará seus ensaios técnicos nos dias 8 e 22 de fevereiro.
Para abrilhantar ainda mais os eventos carnavalescos, haverá a participação do projeto A Essência do Samba, destinado a aulas de samba a crianças, adolescentes e adultos, realizado na sede do município e em Atafona, e que se estenderá a outras partes do município.
Outra atração do Esquentando os Tamborins será a escola de samba Vila Imperial, fundada em 2018, com sede no bairro Nova São João da Barra, e que irá estrear esse ano no carnaval de sanjoanense.
“O projeto, diretamente ligado ao carnaval, reforça a vocação do município para a festa, sendo considerada aqui a melhor do interior do estado do Rio de janeiro. Também valoriza e dá visibilidade às escolas, além de ser mais uma opção em termos de turismo, lazer e entretenimento neste período de alta temporada”, destacou o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Edivaldo Machado.
A ordem de apresentação das escolas nos ensaios técnicos do projeto Esquentando os Tamborins, e da abertura do carnaval, dia 28, foi definida por sorteio. O mesmo sistema foi utilizado para a ordem dos desfiles oficiais no domingo e terça-feira de carnaval.
No ensaio técnico Congos se apresenta às 21h e Chinês às 22h30. Enquanto nos desfiles oficiais o Chinês abre no domingo de Carnaval e o Congos abre a festa na terça-feira. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS