Pedro Fernandes se reúne com profissionais da Educação em Campos
Camilla Silva 04/02/2019 15:42 - Atualizado em 05/02/2019 18:06
Divulgação
O secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes, visitou nesta segunda-feira a Diretoria Regional Norte Fluminense da pasta e o Colégio Estadual José do Patrocínio (CEJOPA). Durante a agenda, ele esteve com o diretor-geral do Instituto Federal Fluminense, Carlos Alberto Henriques, e com o reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Luís Passoni. O objetivo, segundo assessoria da Seeduc, foi estreitar laços e estudar parcerias para capacitação continuada dos professores da rede estadual. Também nesta segunda, a secretaria municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) realizou evento de boas-vindas aos educadores. O ano letivo de 2019 da rede estadual e municipal de ensino começa na próxima quarta (6).
— A oferta de formação continuada para professores e a recomposição das equipes pedagógicas foram dois dos principais assuntos que tratei na reunião com Diretores, Diretores Adjuntos e os Agentes de Acompanhamento de Gestão Escolar (AAGEs) da Regional Norte Fluminense, em Campos dos Goytacazes. Reforcei que são iniciativas prioritárias da minha gestão, que será baseada no diálogo e que contará com um canal aberto entre as escolas e a Secretaria — afirmou o secretário nas redes sociais.
Na última sexta-feira, o secretário estadual anunciou quatro medidas prioritárias para melhorar a qualidade do ensino: reduzir o déficit de professores, recompor as equipes pedagógicas, construir novas escolas e qualificar professores.
A Seeduc informou que estabeleceu uma parceria com a secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação que, por meio de instituições vinculadas, ofertará um programa de cursos de pós-graduação, capacitação de atualização, especialização, ensino a distância, mestrado e doutorado, aos professores do Estado, ampliando a qualificação e o currículo acadêmico desses profissionais.
Durante o evento, alunos do Colégio Estadual Barão de Macaúbas, localizado em São Fidélis, realizaram uma performance de dança. “Para completar, durante esse meu primeiro encontro com os servidores da região, me emocionei com a apresentação”, afirmou o secretário.
Matrículas - Ainda está aberta a terceira fase de matrículas na rede estadual de ensino. Esta etapa é voltada aos alunos que pretendem estudar na rede estadual ou que desejam trocar de escola, de turno ou de curso. O estudante faz um cadastro, no site www.matriculafacil.rj.gov.br, e participa de uma lista de espera informatizada. No final, o candidato será informado do número da sua posição. O aluno poderá escolher de uma a três opções, dentre escolas, turnos e cursos de sua preferência. Com o surgimento da vaga, a escola entrará em contato para confirmação da matrícula.
Evento reúne professores e diretores
O secretário de Educação de Campos, Brand Arenari, abriu o evento que marca o início das atividades do ano letivo falando de desafios, conquistas e esperança. De manhã, vice-diretores, professores de Ensino Fundamental e professores de Educação de Jovens e Adultos assistiram a palestra “Educação para Transformação” e “Mudanças da Base Nacional Comum Curricular”. Na parte da tarde, professores de laboratórios, de salas de recursos e de educação infantil foram recebidos também com apresentações e palestras direcionadas às suas áreas de atuação.
— Transformações decisivas são custosas e geram sofrimento. Quero agradecer a toda equipe da secretaria de Educação que entendeu a travessia que precisamos fazer para chegarmos ao nosso ‘oásis’, que é uma Educação que cria igualdades relativas de competição para as classes mais populares. Hoje, já estamos colhendo alguns frutos do trabalho que viemos fazendo ao longo desses dois anos, como o aumento da carga horária para Português e Matemática, o fim do sistema de aprovação automática, a Escola Integral, melhorias nas nossas unidades, dentre outros. Tudo isso seria impossível sem a compreensão, paciência e coragem dos nossos professores. Ainda há muito a ser feito, os recursos não são o que já foram no passado, mas não vamos ficar presos à agenda dos nossos problemas. Não vamos deixar de avançar e de sonhar — frisou Brand.
Divulgação
 
 
 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS