Obras para captação de resíduos iniciadas no Mercado Municipal
05/02/2019 15:10 - Atualizado em 05/02/2019 22:38
Obras no Mercado Municipal
Obras no Mercado Municipal / Antônio Leudo
As obras para captação de resíduos fluídos de dois contêineres na área do Mercado Municipal de Campos começaram nesta terça-feira. Um dos dispositivos recebe restos de frutas, verduras e legumes e outro acondiciona resíduos de pescados para reciclagem. Enquanto isso, o projeto de revitalização do Mercado ainda não saiu do papel. Entre os feirantes, a expectativa da nova intervenção é de redução do mau cheiro que há anos incomoda quem passa pelo local e os trabalhadores. O trabalho é resultado de uma articulação entre a superintendência de Pesca e Aquicultura, a secretaria de Desenvolvimento Ambiental, a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), a empresa Patense e as concessionárias Águas do Paraíba e Vital Engenharia Ambiental.
O vendedor de laranjas Elton Gomes de Souza, de 36 anos, que há 17 anos trabalha no Mercado Municipal, fica em uma banca em frente aos contêineres que recebem os descartes dos feirantes. Ele disse que o mau cheiro chega a espantar os clientes. “Os contêineres vivem rebentados e apresentam vazamento. Quando o sol bate no chorume que escorre deles, o cheiro fica insuportável principalmente para os trabalhadores que estão bem próximos a esse líquido. Espero que com essa obra o chorume caia na galeria e vá direto para o esgoto, senão nada vai adiantar”, opinou.
Edenilson de Souza, de 53 anos, trabalha com pescado e está ansioso pela conclusão dos trabalhos: “O mau cheiro incomoda quem passa pelo Mercado, inclusive quem espera nos pontos de ônibus. Imagina quem trabalha aqui todo dia?”.
Segundo o superintendente adjunto de Pesca e Aquicultura, José Armando Barreto, o objetivo é dar comodidade, conforto e bem-estar aos feirantes e frequentadores. As obras devem durar 10 dias, tempo de preparar a base para os dois contêineres e a instalação da rede que vai captar os resíduos fluídos e destinar à Estação de Tratamento de Esgoto da Chatuba.
— Esta era uma demanda que precisava ser atendida há décadas. Em alguns dias teremos novos ares e um ambiente ainda mais agradável para as compras de hortifrutigranjeiros no nosso tradicional mercado. A Prefeitura trabalha integrada e vem desenvolvendo parcerias importantes com o setor privado, em prol de melhorias para a população. Nesta obra no Mercado, em especial, além de promovermos o bem-estar de quem trabalha e circula pela área, há também a preocupação ambiental — conclui José Armando.
Sobre a revitalização do Mercado, a Prefeitura informou que várias obras estão sendo realizadas mediante as possibilidades financeiras, como as obras do Shopping Popular Michel Haddad, que vêm sendo executadas gradativamente, pela Codemca. O Mercado Municipal também vem recebendo melhorias gradativas, através do órgão.
(A.N.) (V.R.A)
  • Obras no Mercado Municipal

    Obras no Mercado Municipal

  • Obras no Mercado Municipal

    Obras no Mercado Municipal

 
 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS