Barracas de Cajueiro na BR 356 sob risco
Victor Azevedo 31/01/2019 22:54 - Atualizado em 04/02/2019 15:19
Ambulantes que atuam às margens da BR 356, em Cajueiro, precisam atualizar até esta sexta-feira o cadastro junto à superintendência de Comércio, Serviços e Empreendedorismo. A ação é motivo de queixa entre os trabalhadores. Quem não fizer o procedimento perderá a licença, de acordo com a superintendência. Para os donos de barracas, a ação ocorre em momento impróprio.
Jéssica Oliveira, 23 anos, é dona de uma barraca que vende castanha de caju. Ela trabalha há sete anos no local e pede um maior reconhecimento da Prefeitura.
— Em relação ao cadastro, nós temos que pagar uma taxa anual de R$ 161, só que eles marcaram de última hora. Já que é um cadastro anual, eu acho que eles poderiam deixar a gente quitar até dezembro. É complicado tirar esse valor do nosso bolso agora para pagar. E outra: só mexem nisso no verão, na hora que nosso movimento é maior. Temos que deixar de trabalhar para resolver isso. No inverno, não aparecem. Para mim, o cadastro não vai adiantar de nada, igual ano passado — ressaltou.
Jéssica falou também sobre alguns pontos que o pagamento da taxa anual garantiria aos ambulantes. “Nos informaram que pagando a taxa anual ninguém poderá colocar a barraca no nosso lugar. Esse ano eles falaram até mesmo que, quem não trabalhar na barraca, vai ter que pagar para não perder o espaço”, completou.
Os 35 ambulantes de Cajueiro precisam comparecer à Sala do Empreendedor, ao lado da 145ª Delegacia de Polícia, para atualizarem seus cadastros. Na semana passada houve uma reunião entre ambulantes e Prefeitura, quando também ficou definido que as barracas receberão uma numeração.
Na oportunidade, os ambulantes foram orientados e tiveram esclarecimentos sobre normas de trabalho no trecho da BR 356 em que atuam, dentro do programa Ambulante Legal. “Essa é uma medida que irá favorecer aos próprios ambulantes e organizar melhor o posicionamento de cada uma das barracas. Já fizemos com todos os ambulantes e deixamos os de Cajueiro por último. Começou na última segunda e até hoje (ontem) cerca de 70% dos ambulantes já tinham comparecido para atualizar o cadastro. A taxa é de dois Ufisans conforme o Código Tributário estabelece. Essa taxa é para todos os ambulantes do município”, destacou o superintendente de Comércio, Serviços e Empreendedorismo, Luciano Barreto.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS