Ano letivo começa na próxima semana
Virna Alencar 01/02/2019 18:49 - Atualizado em 04/02/2019 13:47
O ano letivo de 2019 inicia nas instituições de ensino particulares na próxima segunda (4), em Campos. Na rede municipal de ensino, o retorno dos profissionais também começa no mesmo dia, conforme calendário da secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece). Os alunos da rede municipal e estadual retornam às aulas na quarta (6). Em 2019, a expectativa é de reforço na rede pública de ensino. Os governos prometem investir na educação integral e qualificação de docentes.
De acordo com a Prefeitura de Campos, as novidades deste ano são os dois Centros Municipais de Educação Integral (Cemei) que vão oferecer não só o conteúdo regular, como também oficinas culturais, esportivas, de língua estrangeira, reforço escolar e estudos direcionados à formação profissional. As escolas funcionarão das 7h30 às 16h30 e os estudantes contarão com três refeições.
Outra novidade é que os estudantes do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) da rede municipal agora terão mais aulas de Português e Matemática. O aumento de quatro para seis tempos semanais de cada matéria visa melhorar o domínio dos alunos sobre as disciplinas básicas, recuperando a defasagem e nivelando à carga horária da rede particular.
Na rede estadual, a secretaria de Estado de Educação (Seeduc) informou que o secretário, Pedro Fernandes, anunciou quatro medidas prioritárias para melhorar a qualidade do ensino: reduzir o déficit de professores, recompor as equipes pedagógicas, construir novas escolas e qualificar professores. A Seeduc estabeleceu uma parceria com a secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação que, por meio de instituições vinculadas, ofertará um programa de cursos de pós-graduação, capacitação de atualização, especialização, ensino a distância, mestrado e doutorado, aos professores do Estado, ampliando a qualificação e o currículo acadêmico desses profissionais.
Na esfera federal, o Instituto Federal Fluminense (IFF/Centro) retornou às aulas desde segunda (28), após um mês de férias. Diferente do IFF, a Universidade Federal Fluminense (UFF/Campos), retornará às aulas no dia 18 de março. Segundo o vice-diretor, Crisóstomo Lima do Nascimento, cerca de 600 alunos estão matriculados.
Privado - O ano letivo também começa na segunda nas escolas particulares. A diferença é que a sexta (1) foi destinada para apresentação dos professores e preparação do período letivo. De acordo com o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe/Campos), as instituições particulares têm autonomia para elaborar e executar o calendário, conforme previsão expressa do inciso III, art. 12 da Lei 9394/95 (LDB). Logo, cada escola pode ter calendário individual que contemple suas necessidades.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS