Aumento na conta de luz gera reclamações
Jane Ribeiro 30/01/2019 10:25 - Atualizado em 31/01/2019 17:11
Consumidores dizem que a rotina não mudou e medidas de economia foram adotadas, não havendo motivo para aumento
Consumidores dizem que a rotina não mudou e medidas de economia foram adotadas, não havendo motivo para aumento / Divulgação
O constante aumento no valor da conta de energia tem sido motivo de reclamações por parte de moradores de vários bairros de Campos e também de outros municípios da região, como São Fidélis. Em alguns casos, as cobranças aumentaram em torno de 50% a 70% em um mês. Consumidores afirmam que a rotina não mudou e, mesmo com a aquisição de novos produtos, não há justificativa para aumentos tão abusivos. Segundo a Enel Distribuição Rio, não há qualquer irregularidade no processo de medição e faturamento da companhia. Já o Procon de Campos informou que está fazendo um levantamento das reclamações.
Moradora do bairro da Pecuária, Claudia Márcia Barbosa Rangel disse que, mesmo fazendo economia, a conta veio com o valor 75% a mais que a anterior. Ela pretende recorrer à Justiça.
— Aqui em casa, somos eu e meu filho de 10 anos e fiquei muito assuntada com o valor da conta de R$ 212,45 no mês passado e foi para R$ 372,08, um aumento que considero abusivo. Aqui em casa, adoto medidas para economizar: evito usar o ar-condicionado, o banho é frio, não deixo luz acesa e ventilador é usado o mínimo possível. Não vou pagar esse valor todo, vou procurar os meus direitos através do Procon — disse a dona de casa.
Quem também recebeu a conta com aumento, em torno de 50%, foi a professora Juliana Martins. “Esperava aumento, sim, mas não tão grande. Também faço economia, mas, infelizmente, veio esse valor e, segundo a empresa, meu consumo de energia até 16 de janeiro deste ano foi de 310 kWh, cerca de 50 kWh a mais que do que o faturado no ciclo de faturamento encerrado no dia 15 de dezembro (257 kWh). Não sei o que fazer”, disse ela.
Em nota, a Enel esclarece que não há qualquer irregularidade no processo de medição e faturamento da companhia. A empresa acrescenta que, com as altas temperaturas do verão, há aumento no consumo de energia, devido ao uso mais frequente da geladeira, de aparelhos de ar condicionado e ventilador, por exemplo. Não houve alteração de tarifa no mês de janeiro/19. Além disso, a distribuidora ressalta que quando o consumo de energia ultrapassa 300 kWh, o ICMS que incide sobre a conta passa de 18% para 31%, e para 32% para consumos superiores a 450 kWh.
A Enel orienta os consumidores a verificarem seu consumo de energia em kWh, comparando o valor consumido atualmente com o do mesmo mês do ano passado. É importante ressaltar que, mesmo com o consumo parecido nos verões de 2018 e 2019, os clientes verificarão um aumento no valor das contas deste ano, devido ao reajuste tarifário anual que ocorreu em 15 de março de 2018.
Em nota, o Procon informou que está fazendo levantamento das reclamações, que deverá ser concluído nesta quarta-feira (30). 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS