Festa de São Salvador mantém suas tradições
Jhonattan Reis 03/08/2018 18:53 - Atualizado em 07/08/2018 18:24
Rodrigo Silveira
A tradicional Festa do Santíssimo Salvador, em Campos, está na sua 366ª edição, que segue neste domingo (5) e vai até segunda-feira (6), Dia do Padroeiro da cidade e da Diocese de Campos. A programação do evento — cuja agenda religiosa começou no penúltimo sábado (28) e continua desde então —, conta, nestes dois últimos dias, com atividades no Museu Histórico, atrações religiosas, a exemplo da procissão, apresentações de DJs e shows, sempre com entrada gratuita. As atividades atraem milhares de visitantes e fiéis. A festa acontece desde 1652, sendo parte das raízes culturais e religiosas de Campos.
O bispo da Diocese, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, ressaltou que a devoção e fé no Santíssimo Salvador é central para o cristianismo e para a formação da sociedade campista.
— Uma devoção nunca permanece no íntimo e no âmbito individual, mas gera sociabilidade e expressões coletivas de crenças. A partilha de valores cristãos dá coesão e fraterniza os habitantes de uma cidade. Este vasto patrimônio cultural e religioso contribui bastante para uma sociedade mais justa, fraterna e equitativa — disse.
Um dos marcos da tradicional festa é a sequência de shows no palco principal. E os dois últimos ficarão por conta do cantor Dom Américo, neste domingo, às 23h — sendo que já haverá DJs animando o público, a partir das 21h —, e da Banda Novo Céu, segunda-feira, às 21h.
Também tem vasta agenda no Museu Histórico de Campos. Uma delas é a exposição “Luzes da Cidade”, ressaltando que Campos foi a primeira cidade da América Latina a receber luz elétrica nas ruas. O público poderá conferir ilustrações e material ligado à eletricidade, incluindo uma chave elétrica similar à usada por Dom Pedro II para ativar o fornecimento de energia na planície.
Outra atração é a dinâmica “Na Trilha da História”, que levará educação patrimonial aos visitantes através de um jogo de tabuleiro especialmente desenvolvido para levar, aos visitantes, história, memória e cultura regional. Também tem a mostra de artistas locais “Arte, Artesanato e Cultura”, com Ana Moska, Daniel Lima, Rosemery Moreira, Maycon Elioberto e Paulo Jorge de Melo. As três atividades poderão ser conferidas hoje, das 10h às 16h.
Exclusivamente neste domingo, das 14h às 16h, o Grupo Circo na Lona apresenta “Arte em Movimento”. Às 18h, será encenado o espetáculo “Auto da Compadecida”, com alunos do Curso de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campos Centro. Às 18h, começa o recital do pianista Ivan Glória, que traz convidados. A partir das 19h, a agenda do museu será encerrada com “Entre o Céu e o Inferno”, uma apresentação de esquetes teatrais com os alunos do Curso Letras em Movimento da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL).
Também domingo, mas na praça, haverá apresentação de crianças e jovens do Paraesporte da Fundação Municipal de Esportes (FME), às 17h. Mais tarde, no Canteiro da Catedral, tem show, das 20h30 às 22h, com o grupo Só Por Ti Jesus.
Já na segunda-feira, Dia do Padroeiro, a programação começa cedo, com missa às 7h, na Catedral Diocesana do Santíssimo Salvador. Também haverá missas às 10h — celebrada por Dom Roberto Francisco Ferrería Paz — e às 15h, no mesmo lugar. A tradicional procissão está marcada para as 16h, com previsão de chegada para as 18h, com bênção da cidade no palco oficial. Às 19h, tem show no canteiro de barracas com o grupo Só Por Ti Jesus.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS