Morre o empresário Eliezer Batista, pai de Eike Batista
- Atualizado em 19/06/2018 17:34
Morreu, aos 94 anos, na noite dessa segunda-feira (18), o engenheiro, empresário Eliezer Batista, pai de Eike Batista. Ele estava internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. O velório do empresário está marcado para esta quarta-feira (19), no Centro do Rio. O corpo de Eliezer será velado a partir das 9h no Auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). A missa de corpo presente está marcada para as 16h.
“Um dos maiores empreendedores brasileiros de todos os tempos, Eliezer Batista exerceu, com sua visão estratégica, um papel fundamental no desenvolvimento econômico do país. Em sinal de respeito a esse grande homem, decretei luto de três dias no Estado do Rio de Janeiro”, disse em nota de pesar o governador do Rio Luiz Fernando Pezão.
Engenheiro, Eliezer foi, entre outros cargos, presidente da Vale do Rio Doce, ministro de Minas e Energia, em 1962, e secretário de Assuntos Estratégicos do governo Fernando Collor de Mello em 1992.
Batista também participou do segundo governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso como membro do Conselho Coordenador das Ações Federais no Rio de Janeiro.
Empresário no ramo da mineração e natural de Nova Era (MG), Eliezer era pai do também empresário Eike Batista e outros seis filhos.
No ramo empresarial, Eliezer foi diretor-presidente da Minerações Brasileiras Reunidas S.A., vice-presidente da Itabira International Company, diretor da Itabira Eisenerz GMPH e presidente da Rio Doce Internacional (subsidiária da Vale em Bruxelas).
Eliezer também foi um dos fundadores, em 1997, do Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentado (Cebds).
Fonte: G1

ÚLTIMAS NOTÍCIAS