Cachaça de Campos ganha medalha de prata em Minas
18/06/2018 20:19 - Atualizado em 20/06/2018 16:12
A cachaça produzida em Campos fez bonito na 28ª Expocachaça, realizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. Competindo com 200 expositores, as cachaças Barra Velha e Tellura Amburana receberam duas medalhas de prata nas “categorias armazenadas em carvalho francês” e “armazenadas em madeiras brasileiras”.
O evento, considerado a vitrine mundial da cachaça, permite a visibilidade da cachaça artesanal e suas formas de consumo. As marcas campistas concorreram com cerca de 400.
— É gratificante porque é o terceiro ano que o alambique participa e ganha medalha. Muito importante o município ter essa vitrine e ganhar premiações. Afinal, há 40 anos, Campos era o município que mais produzia cachaça no Brasil. Conseguindo resgatar isso com qualidade é um marco muito grande. Vamos fazer valer essa premiação trazendo turismo ao município — explica o produtor Odirlei Carlos Henrique Caetano, conhecido pelo “Alambique do Leley”, localizado em Farol de São Thomé, e ganhador de uma das medalhas.
Nesta edição, 17 julgaram os destilados em nove categorias. Todas as cachaças são classificadas da seguinte forma: acima de 90 pontos ganha a medalha de ouro, de 80 a 89 pontos, a de prata, e 70 a 79, de bronze. O Rio de Janeiro se confirmou, mais uma vez, como um dos melhores estados produtores de cachaça do Brasil, com sete medalhas conquistadas.
— Identificamos essa premiação como um grande potencial a partir do momento que estamos planejando o desenvolvimento desse roteiro do turismo rural, integrados à superintendência de Agricultura e Pecuária e à Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, para que possamos fomentar atores turísticos como estes. Isso é desenvolver o turismo em nossa região a partir do agronegócio — disse o Diretor de Turismo, Hans Muylaert. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS