"Café com Leite" no TB
Jhonattan Reis 15/06/2018 17:38 - Atualizado em 18/06/2018 13:43
Espetáculo “Café com Leite”, assim como a bebida, promove uma boa mistura, mas entre música, poesia, teatro, dança, humor, performances e crítica social. A montagem, do cantor e compositor João Damásio e do jornalista e poeta Fernando Leite, estreia neste sábado (16), no Teatro de Bolso Procópio Ferreira, no Centro de Campos, com duas sessões: às 19h30 e 21h. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada).
— Eu entro com texto e Damásio, com as músicas. E é uma grande mistura porque se a gente fizesse um espetáculo apenas com aquela coisa de uma música, depois uma poesia e assim por diante, iria ficar uma montagem muito monótona. “Café com Leite” “pediu” para ser mais que isso, então transformamos ele em algo moderno, com muita dinâmica. É um espetáculo de muito movimento, com uma roupagem muito interessante — disse Fernando Leite, autor do roteiro.
César Ferreira - Divulgação
João Damásio explicou o porquê do nome “Café com Leite”.
— Assim que surgiu a ideia do espetáculo, sugeri o nome pelo seguinte: o leite é branco e tem no sobrenome do Fernando, enquanto eu sou negro, assim como o café, sendo que, além disso, também há a mistura das bebidas e a grande mistura da música com a poesia na montagem — comentou.
O músico lembra que os caminhos dele e de Fernando Leite se cruzaram em 1982, quando compuseram o samba “Que Maravilha, a Trupe Chegou” para o bloco Os Psicodélicos. Com a canção, participaram do concurso que elegeria qual seria a representante do bloco na avenida e ficaram em terceiro lugar. No ano seguinte, estiveram juntos para compor “Saturnal do Poema do Baco à Luz do Mal”. Dessa vez, a canção foi vencedora e representou Os Psicodélicos na avenida.
Os sambas compostos pela dupla, assim como outros sucessos, como a canção “Mãe África” — a mais popular de Damásio —, estarão, com certeza, no roteiro de “Café com Leite”.
— Também estarão outras músicas minhas, como “Gotas de Sangue”, “Noite Morena”, “Por (A)trás das Razões” e “Brasil 1º de Abril”. Entre as principais poesias de Fernando, estará a grande “Absurdamente Linda” — comentou.
E foi Damásio que propôs a empreitada deste ano a Fernando Leite, conta o músico.
— Fiz a proposta para a gente montar a peça e ele adorou. A partir daí, começaram a surgir mais sugestões sobre a montagem, algo que fosse além de simplesmente música e poesia. Lançamos a ideia nas redes sociais e a repercussão foi muito boa. Isso foi mais um motivo para lançarmos um olhar mais profissional sobre nosso espetáculo — explicou Damásio.
Fernando Leite comentou, também, que o espetáculo é uma leitura do tempo presente.
— É uma observação das brutais contradições da sociedade civilizada e um recado da poesia cantada para o mundo mergulhado em conflitos. A guerra, o preconceito, a corrupção, o racismo, a homofobia, o ódio civil, tudo isso passa pela lente da poesia e da música e a vida clama por soluções simples. É uma revista — resume ele, que adiantou que a peça será levada a vários lugares de Campos, a exemplo do Museu Histórico de Campos, e a São Fidélis, sua cidade natal.
Na parte teatral, o espetáculo conta com a participação dos atores do Curso “Letras em Movimento”, da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), dirigidos pelo ator Guilherme Freytas. Também haverá participação especial da cantora Crisraquel Marcolino. As coreografias e a direção geral são assinadas por Dudu Guedez.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS