Cecan quer ser voz da população
Dora Paula Paes 14/06/2018 22:25 - Atualizado em 18/06/2018 13:46
Antônio Leudo
O setor empresarial de Campos se uniu para contribuir com o governo do prefeito Rafael Diniz nas pautas para promover o desenvolvimento do município. Oito entidades assinaram na noite desta quinta-feira a criação do Conselho Empresarial Permanente para o Desenvolvimento do Município de Campos dos Goytacazes (Cecam). O grupo pretende tomar às rédeas e fomentar discussões, elaborar propostas de gestão, sugerir soluções e colaborar com “os representantes do povo, sem vinculação partidária”, destaca o documento assinado.
A ata foi assinada pelos presidentes da Associação Comercial de Campos (Acic), Associação Norte Fluminense do Comércio Farmacêutico (Anflucof), Associação de Comerciantes e Amigos da rua João Pessoa (Carjopa), Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (Fundenor), Sindicato Rural de Campos e o Sindicato do Comércio Varejista de Campos. Na reunião, o Executivo foi representado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do IMTT, Felipe Quintanilha, e Vinícius Vieira, superintendente da Codemca. Do Legislativo estiveram presentes os vereadores Josiane Morumbi e Álvaro Oliveira. Os economistas José Alves, Ranulfo Vidigal e Alcimar Chagas também apresentaram números e apontaram as três questões que precisam ser atacadas de imediato para que o município consiga atravessar esse período de crise, que atinge, inclusive, Estado e União. Insegurança, que gerou R$ 320 milhões/ano em prejuízo ao município, eficiência de gestão na saúde pública que tem R$ 700 milhões no orçamento e o drama do transporte público foram listadas como as demandas mais urgentes.
— Queremos contribuir naquilo que temos experiência. Pretendemos discutir e aconselhar, ajudando a criar estratégias. Será uma contribuição aos poderes públicos, de quem vive os problemas no dia a dia — disse o presidente da CDL, Joilson Barcelos, lembrando que essa luta não começou agora, mas desde a primeira batalha que foi vencida durante recolhimento de carnês de IPTU, ainda no governo da ex-prefeita Rosinha Garotinho. “A sociedade merece essa nossa ação, já que apostou tanto na mudança. Outro ponto é a redução da dependência do petróleo, que também é um papel de todos nós”, completou.
As sugestões surgem de todos os lados. O presidente da Carjopa, Luiz Carlos Chicre, chegou a destacar que Campos deve se unir ao município de São João da Barra, já que tem estrutura para atender demandas do Porto do Açu. “Sinergia” e “falar bem do município” também foram pontos destacados pelo grupo.
 
 
“Prefeito Rafael Diniz louva a iniciativa”
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Campos, Felipe Quintanilha, destacou na reunião que desenvolvimento sustentável precisa, mesmo, começar pelo setor privado. “O setor público não tem como ser o ator principal”, disse ele.
Lembrou, ainda, que entender esse espaço de consenso é fundamental, principalmente, tendo empresa, universidade e governo como os pilares no processo de desenvolvimento.
— Em nome do prefeito Rafael Diniz, afirmou que ele tinha a intensão de ter uma consultoria de alta performance, como a que está sendo proposta pelo Cecan. Ele louva a iniciativa”, disse.
Participação — O conselho terá espaço nas reuniões para representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal, mas, os participantes não terão direito a voto. “Eles serão convidados para participarem de assuntos específicos”, explicou o presidente da Fundenor, Eraldo Bacellar.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS