Na Câmara, quatro pré-candidatos
Suzy Monteiro 16/06/2018 17:14 - Atualizado em 18/06/2018 13:52
Até o final do ano passado, a Câmara de Campos tinha oito possíveis nomes para a disputa de outubro próximo. Mas, como dizia Magalhães Pinto, “política é como nuvem. Você olha e ela esta de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”. E mudou realmente: Os nomes iniciais apontados como possíveis pré-candidatos foram reduzidos à metade. No início, falava-se no presidente do Legislativo, Marcão Gomes, que era da Rede de Sustentabilidade, Cláudio Andrade (PSDC), Enock Amaral (PHS), Igor Pereira (PSB), Jorginho Virgílio (PRP) e José Carlos (PSDC) - todos da base governista. Já pela oposição apareciam os Thiagos Ferrugem (PR) e Virgílio (PTC). Com as nuvens políticas mudando de tempos em tempos, como, por exemplo, as provocadas pela entrada do ex-governador Anthony Garotinho no PRP ou pelos efeitos da operação Chequinho, que já afastou da Câmara nove vereadores, sendo oito de oposição, entre eles Thiago Virgílio. Sem contar na possibilidade de afastamento de Ferrugem, que ainda recorre ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Faltando menos de quatro meses para a eleição, continuam no páreo Marcão e Enock, ambos pré-candidatos a deputado federal. E entraram na disputa Abu e Álvaro Oliveira, único representante da oposição. Até as convenções, no próximo mês, muita coisa ainda pode mudar. Mas conheça, abaixo, um pouco do perfil dos pré-candidatos.
Marcão Gomes (PR)
Pré-candidato à Câmara Federal
Atualmente presidente da Câmara Municipal de Campos, Marcus Welber Gomes da Silva, o Marcão Gomes, nasceu em 10 de setembro de 1974, filho do contador José Augusto da Silva e da professora Arlete Gomes da Silva. É casado com Elisângela Faria e pai dois meninos. É Advogado, Contador, servidor público federal do Instituto Federal Fluminense (antigo Cefet), pós-graduado em Finanças e Orçamento Público, Mestre em Contabilidade e Controladoria Aplicadas ao Setor Público. Em seu primeiro mandato, recebeu 1.852 votos e fez parte da bancada de oposição, priorizando a defesa da transparência e do controle social dos recursos públicos. Já na eleição de 2016, obteve 5.552, sendo o vereador mais votado. Teve atuação decisiva, enquanto presidente, na batalha jurídica para manter em 10% os pagamentos da dívida gerada com a “venda do futuro” pela gestão passada.
Enock Amaral (PHS)
Pré-candidato à Câmara Federal
Casado e pai de uma filha de quatro anos. Sua profissão é Contador. Natural de Santa Maria, Norte do Município, concorreu a primeira vez, em 2012, pelo PSDC e obteve 1.997 votos. Já em 2016, quase dobrou este número, recebendo votos em todas as zonas eleitorais, em um total de 3.475. Na Câmara de Vereadores é presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente e defende que parte dos créditos de carbono obtidos através de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) - uma categoria de unidade de conservação criada pela vontade do proprietário rural - seja destinada ao proprietário. Também é autor da lei, já sancionada pelo prefeito e recentemente regulamentada, que autoriza empresas particulares a adotarem praças públicas de Campos.
Francisco Carlos Azevedo de Souza, Abu (PPS)
Pré-candidato à Alerj
Filho de Alexandrina Azevedo de Souza, natural de Campos dos Goytacazes, está em seu 1º mandato como vereador. É Bombeiro Militar do Estado do Rio de Janeiro da reserva tendo servido à corporação durante 31,9 anos. É empresário da área de segurança privada. Foi eleito para a legislatura 2017-2020 como o vereador o mais votado do PPS com 3.355 votos. Sua trajetória como parlamentar do legislativo campista sempre traz a marca do compromisso com políticas públicas voltadas para a defesa da população mais necessitada, assim como da oferta de uma melhor qualidade de vida. Tem 100% de presença nas sessões ordinárias, extraordinárias, é o autor da lei aprovada e sancionada que determina que os supermercados e estabelecimentos similares do município divulguem de maneira explicita, em cartazes, as datas de validade dos produtos alimentícios, de higiene e limpeza que se encontra em promoção.
Álvaro Oliveira (SD)
Pré-candidato à Alerj
Servidor de carreira do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), onde ingressou por concurso público em 1997. Casado com Laércia há 29 anos, com três filhos, um mais velho formado em Medicina e outros dois fazendo faculdade. Formado em Economia pela Cândido Mendes, foi estagiário da Caixa Econômica, trabalhou na usina de Outeiro por sete anos, foi empreendedor com um sócio em um restaurante por três anos. Também foi chefe de gabinete de Ranulfo Vidigal, na Prefeitura de São João da Barra. Saiu para coordenar o Ibama no Norte Fluminense, dando destaque à integração das cidades, principalmente no interior. Pós-graduado em Meio Ambiente pela UFF e especialização em Gestão pela Escola Nacional de Administração Pública. Foi chefe de gabinete da prefeita Rosinha por três anos e por dois anos presidente do IMTT. Recebeu, em 2016, 1.930 votos. Tem priorizado projetos para geração de emprego.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS