Manifestantes fazem atos em dia de julgamento do habeas corpus de Lula no STF
04/04/2018 23:16 - Atualizado em 05/04/2018 20:40
Durante toda esta quarta-feira, manifestantes contrários e a favor de uma eventual prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizaram protestos pelo país, dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma o julgamento do habeas corpus preventivo apresentado pela defesa do petista.
Os atos pró-Lula ocorreram no Distrito Federal e em 15 estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Manifestantes contrários à concessão do habeas corpus, por sua vez, se reuniram no DF.
Condenado em segunda instância a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex em Guarujá (SP), Lula tenta evitar sua prisão. O julgamento, iniciado no dia 22 de março, foi retomado às 14h desta quarta pelo plenário do STF.
Em São Paulo, manifestantes pró-Lula fizera atos na Avenida Paulista e na Praça da República, no Centro, e em Itaquera, na Zona Leste.
No Rio de Janeiro, um protesto em apoio ao petista reuniu cerca de 50 manifestantes em frente à Câmara Municipal.
Em Porto Alegre, 400 manifestantes pró-Lula se concentraram na Esquina Democrática, no Centro, de acordo com a Brigada Militar. Já a organização estima 2.500 manifestantes.
Em Brasília, os organizadores de atos pró e contra Lula chegaram a contar até 13 mil manifestantes na Esplanada dos Ministérios: 6.000 a favor, e 7.000 contra - o gramado central foi dividido por uma grade de contenção, a fim de separar os atos. A PM, por sua vez, contabilizou um total de 4.000 manifestantes na Esplanada ao longo do dia.
Em Belo Horizonte, um ato em defesa do ex-presidente começou na Praça Afonso Arinos e foi encerrada na Praça da Sete. Não foram feitas estimativas de público - nem pela organização, nem pela PM.
No Recife, cerca de mil manifestantes se reuniram no estacionamento da Câmara Municipal em apoio a Lula, de acordo com a Central Única dos Trabalhadores em Pernambuco (CUT-PE).
Em Fortaleza, uma passeata em apoio a Lula reuniu cerca de 200 manifestantes pelas ruas do Centro, segundo os organizadores.
Em João Pessoa, 300 manifestantes compareceram à Praça da Paz, no bairro dos Bancários, a protesto convocado pela Frente Brasil Popular em defesa de Lula. Em Campina Grande (PB), o ato reuniu cerca de 100 apoiadores do petista.
Em Aracaju, manifestantes que apoiam o ex-presidente saíram em passeata pelas ruas do Centro até a sede do Partido dos Trabalhadores, no bairro São José. Segundo a organização, cerca de 700 pessoas participaram do ato.
Manaus também registrou protesto em defesa do ex-presidente. Segundo a PM, 120 pessoas participaram do ato em frente à sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Em Maceió, integrantes de movimentos sociais e partidos políticos se reuniram na Praça Marechal Deodoro, no Centro, para manifestar apoio a Lula. De acordo com a organização, 400 pessoas estiveram no local.
Em Florianópolis, cerca de 600 apoiadores de Lula fazem uma vigília em frente ao prédio da Justiça Federal, no Centro, de acordo com o PT. O estado também registrou protesto a favor do ex-presidente em Lages, na Serra Catarinense.
Em Teresina, cerca de 300 manifestantes fizeram um protesto de apoio ao ex-presidente, convocado por entidades sindicais e movimentos sociais. A estimativa de público é da organização do ato.
Em Salvador, cerca de 50 manifestantes pró-Lula se reuniram no Campo da Pólvora, em frente ao Fórum Rui Barbosa, no bairro de Nazaré. No interior do Bahia, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) bloquearam trechos de duas rodovias: da BR 101, na altura da cidade de Wenceslau Guimarães, no sul do estado; e da BR-407, em Ponto Novo, no norte.
Atos a favor de Lula também foram registrados em Natal, Mossoró (RN) e Belém.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS