Ofurô para bebês da UTI Neonatal do HPC
Jane Ribeiro 04/04/2018 20:43 - Atualizado em 05/04/2018 16:21
Fazer com que os bebês prematuros da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI/Neonatal) do Hospital Plantadores de Cana (HPC) se sintam como no ambiente do útero materno trazendo segurança e tranquilidade é o objetivo do banho de ofurô, inaugurado nesta quarta-feira. A técnica é utilizada por fisioterapeutas nos bebês prematuros duas vezes por semana. A ideia é buscar a humanização na unidade Neonatal, garantindo evolução no quadro dos bebês.
A imersão é feita em água morna, entre 36º e 37º. Embora não haja pesquisas que comprovem os benefícios, existem hipóteses de que os bebês fiquem tão calmos e sem choro durante o banho pela posição, semelhante à intrauterina em que o bebê fica, e por estar submerso do pescoço para baixo. Na prática, o que os médicos observam é uma boa resposta ao banho de ofurô.
A escolhida para o banho foi a pequena Laura Vitória Gonçalves Pereira, que nasceu no dia 28 de fevereiro, de sete meses. Ela foi enrolada em uma fralda de pano e colocada aos poucos na água morna. A fisioterapeuta Patrícia Freitas começa a fazer os movimentos lentos, similares ao que eles fazem no útero das mães. Aos poucos, a pequena Laura vai relaxando e acaba adormecendo.
— Esse sistema é inovador na unidade pública de Campos e a aceitação está sendo ótima, tanto dos bebês quanto dos pais, que estão acompanhando esse desenvolvimento das crianças — informou a fisioterapeuta.
O HPC é pioneiro na implantação dessa técnica. Além dela, outras ações como a Mãe Canguru, o Projeto Polvo e o controle da iluminação na unidade são trabalhos que são realizados em busca da humanização na unidade Neonatal.
O médico e coordenador técnico da UTI do HPC, Marianto de Freitas Cunha Filho, informou que a nova técnica tem garantido evolução e diminuído o tempo de internação.
— O banho acelera o desenvolvimento neurológico e motor dos bebês, diminuindo o tempo de internação. A gente prepara os bebês para que tenham alta e uma evolução satisfatória para a vida toda — declarou o médico.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS