Homem apontado como o principal traficante do Norte Fluminense é preso em apartamento na Pelinca
Verônica Nascimento, Jonatha Lilargem e Ana Laura Ribeiro 04/04/2018 09:58 - Atualizado em 05/04/2018 17:16
Caso foi apresentado em coletiva
Caso foi apresentado em coletiva / Paulo Pinheiro
Depois de mais de um ano de investigação, o principal alvo das forças de segurança de Campos, Fernando da Silva Balbinot, 26 anos, foi preso na madrugada desta quarta-feira (4), em um apartamento na Pelinca, área nobre da cidade. Fernando, apontado como principal narcotraficante do Norte Fluminense, seria responsável pela distribuição de drogas pela facção Terceiro Comando Puro (TCP) em toda a Baixada Campista, com ramificações em São João da Barra e São Fidélis. Havia três mandados de prisão em aberto contra o suspeito por tráfico e homicídio e, na 134ª Delegacia de Polícia (Centro), dez inquéritos por tráfico e homicídio. No apartamento também foi preso Jonatas Nunes Barros, 31 anos, que seria gerente de Fernando no tráfico.
— O Fernando era o alvo número um da delegacia, exigindo inclusive um maior número de equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar para o cumprimento dos mandados da prisão dele. Trata-se de um indivíduo de alta periculosidade, muito furtivo, e que estava impondo medo na Baixada — afirmou o delegado titular da 134ª DP, Geraldo Rangel.
  • Materiais do tráfico foram apreendidos

    Materiais do tráfico foram apreendidos

  • Caso foi apresentado em coletiva

    Caso foi apresentado em coletiva

No apartamento ainda foram apreendidas oito armas de diferentes calibres, como 380, 40, 38 e 9 milímetros, além de mais de 70 munições, 1 kg de pasta base de cocaína, uma balança de precisão e cerca de R$ 1.700. No local, a polícia encontrou diversas garrafas de espumantes e materiais de boates de todo país. 
— Há mais de um ano as ações do criminoso estão sendo monitoradas pela Civil e PM. Ele era o gestor do narcotráfico da Baixada, com atuação em Tócos, Goitacazes, Donana, Farol e pelo fornecimento de drogas para São Fidélis, região do Açu e São João da Barra. Nos últimos dois dias, estávamos desenvolvendo essa ação integrada para capturar ele, que sempre alternava de endereço com locações de imóveis em Vila Velha, no Espírito Santo; Rio das Ostras, na Região dos Lagos; e outras cidades. Ele usava mais seis veículos para se deslocar de um endereço para outro, sempre alternando com os carros. Hoje (quarta-feira), foram apreendidos em sua posse um Honda Civic e um Corolla. A prisão do Fernando desestrutura o tráfico na região. Pode ocorrer uma reorganização dessa estrutura, mas o nosso trabalho de repressão continua — destacou o delegado adjunto Pedro Emílio.
  • Fernando Balbinot

    Fernando Balbinot

  • Jonatas Nunes Barros

    Jonatas Nunes Barros

O serviço de inteligência da Polícia Militar chegou à localização do suspeito e, com mandados de busca e apreensão, duas equipes entraram ao mesmo tempo em dois apartamentos do décimo andar do edifício na rua Voluntários da Pátria. “Pela complexidade do alvo, um traficante difícil de ser capturado, montamos uma estratégia que não desse chance dele fugir. No local cumprimos a prisão do Fernando e efetuamos a prisão em flagrante do Jonatas, que seria um dos principais gerentes do suspeito, e que foi atuado por tráfico, associação para o tráfico, porte irregular de armas de uso permitido e restrito. É preciso destacar a importância de integração das forças de segurança que possibilita resultados exitosos em prol da sociedade”, concluiu do comandante do 8º BPM, Fabiano Souza.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS