Campos: crédito para tecnologia e inovação
04/04/2018 21:18 - Atualizado em 06/04/2018 15:17
É grande a expectativa para entrar em vigor o projeto que dispõe sobre linha especial de financiamento para fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação. Aprovado na Câmara Legislativa, por unanimidade, no último dia 27, o prefeito Rafael Diniz vai sancionar, nos próximos dias, a Lei número 0016/2018.
— Esse era um dos principais projetos do plano de governo do então candidato a prefeito Rafael Diniz, que sempre defendeu as parcerias com as instituições acadêmicas e o investimento em tecnologia e inovação. É um grande avanço no sentido de estimular o desenvolvimento de pesquisas que resultem em melhorias para o município — afirma o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação, Romeu e Silva Neto.
Segundo Romeu, a partir de estrutura a ser criada no Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam) e tão logo o projeto seja sancionado, a superintendência lançará Edital para financiamento de bolsas de iniciação científica, destinadas a alunos de instituições universitárias públicas e privadas interessados. O superintendente lembra que são muitas as áreas que poderão ser beneficiadas com os projetos financiados.
— De início, podemos citar pesquisas para melhoria da qualidade da água captada e distribuída nos distritos, trabalho para diagnósticos na área de preservação ambiental, soluções inovadoras para ajudar no tratamento de resíduos sólidos, projetos para o desenvolvimento de ações sociais nas áreas periféricas mais carentes, dentre muitas outras — acrescenta Romeu.
Ainda segundo o superintendente, em uma etapa posterior, também poderá ser dado estímulo a pesquisas que gerem pequenas empresas na área de tecnologia, no formato das ‘startups’.
— O potencial é enorme e temos que investir no potencial criativo de estudantes que chegam para estudar, gostam da cidade e planejam ficar por aqui. São pessoas que, devidamente capacitadas e estimuladas, podem aqui abrir suas empresas, gerar empregos e desenvolvimento para o município — conclui Romeu. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS