IPTU com desconto de 15% até dia 10
05/04/2018 21:54 - Atualizado em 09/04/2018 18:25
Supcom
A retirada do boleto de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2018, em cota única, com 15% de desconto, em Campos, termina na próxima terça-feira (10). A subsecretária de Fiscalização da secretaria de Fazenda, Lívia Cavalcante, espera uma procura maior nos próximos dias, já que o percentual de desconto vai chegar ao fim e sem prorrogação. Nos 30 dias seguintes, até 10 de maio, o desconto já cai para 10%.
Cerca de 36 mil guias foram impressas até esta quinta-feira (5), o que corresponde a mais de 15% do total de 200 mil contribuintes. E mais de 11 mil atendimentos foram feitos na secretaria de Fazenda desde o dia em que o link foi liberado, em 16 de março. Nos postos de atendimento na secretaria de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS), em Guarus, e na Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, em Goitacazes, somados, são feitos cerca de 100 atendimentos diários.
— Por isso orientamos os contribuintes a providenciarem o mais rápido possível a impressão do boleto com os 15% de desconto. As pessoas podem acessar e imprimir através do Portal www.campos.rj.gov.br, mas além do atendimento presencial aqui na secretaria, há outros dois pontos em Guarus e em Goitacazes — explicou Lívia.
Em tempos de crise, muitos contribuintes aproveitam para economizar ao máximo. Caso da educadora Elizangela Silva, de 41 anos. “Estou fazendo um esforço para pagar em cota única, porque é um desconto bastante considerável. Vale a pena”, opina. Caso também do comerciário Leandro Martins, de 38, que se programou para quitar o valor de uma só vez. “Eu e a minha esposa cortamos algumas coisas, para pagar em cota única”, explicou.
Entrega carnês — A partir dos próximos dias, começa, através dos Correios, a entrega dos carnês para quitação do tributo em cota única com 10% de desconto até 10 de maio. O contribuinte terá ainda a opção de pagamento em oito parcelas, com vencimento entre 10 de maio e 10 de dezembro. “Nesse caso, se o contribuinte receber o carnê antes de 10 de abril, mas tiver optado pela cota única de 15%, ele deve desconsiderá-lo”, acrescenta Lívia, lembrando que o pagamento pode ser feito também em casas lotéricas.
A alíquota do IPTU deste ano não mudou em relação a 2017. Pela Lei Complementar 0006, de autoria do prefeito Rafael Diniz, o aumento no valor do imposto não pode ultrapassar a 10% a cada ano, além da correção anual da Unidade Fiscal de Campos (Ufica).
Isenção — Também este ano aumentou o número de imóveis com direito à isenção em relação a 2017, quando o imposto não era cobrado de imóveis com valor venal de até R$ 10 mil. Agora, o valor de isenção é de até R$ 36 mil para imóveis residenciais e de contribuintes donos de um único imóvel, fazendo com que o número de beneficiados subisse de 9 mil para 40 mil. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS