Festa da Penha reafirma devoção
Mário Sérgio Júnior 07/04/2018 14:31 - Atualizado em 09/04/2018 18:50
Procissão fluvial acontece neste domingo
Procissão fluvial acontece neste domingo / Foto: Paulo Pinheiro
A tradicional Festa de Nossa Senhora da Penha, padroeira de Atafona, tem atraído diversos devotos à santa, que homenageiam sua imagem através da fé. Desde o último dia 1º, a programação religiosa tem movimentado a praia de São João da Barra, que também conta com eventos recreativos e culturais que foram iniciados no dia 6. Nesse sábado, o destaque da programação foi a elevação do Santuário de Nossa Senhora da Penha, com missa campal que foi celebrada pelo bispo da Diocese de Campos, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz. Já neste domingo (8), a expectativa é pela procissão fluvial, com saída prevista para às 15h30 do Cais do Imperador. A festa termina na segunda-feira (9), quando acontece a tradicional procissão terrestre, que é considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Estado. Uma novidade neste ano é o festival Estação Gastronômica.
O bispo Dom Roberto Francisco destaca que Atafona é um lugar belo, sagrado e densamente emblemático para uma ecologia integral, em defesa da vida e para despertar a consciência cristã no empenho para o cuidado das pessoas e das criaturas.
— A criação do Santuário da Penha revela a importância espiritual e pastoral deste local de peregrinação no litoral da baixada. Um santuário é o lugar de essencial do encontro com Deus, das mariofanias, neste caso de experimentar a proteção e a intercessão da mãe de Jesus, com o título de Nossa Senhora da Penha. Embora esta devoção esteja ligada ao encontro da imagem nas montanhas ou serras espanholas, a mensagem se aplica também as inúmeras provações dos pescadores em sua luta por uma vida digna, pelo sustento de sua família para vencer a hostilidade e perseguição da serpente do mal — ressaltou Dom Roberto.
Festa da Penha
Festa da Penha / Foto: Paulo Pinheiro
Além da programação religiosa, nesse sábado os moradores e turistas também aproveitaram as atividades recreativas, esportivas e culturais. A corrida rústica, de barco à vela e a luta sobre cavalete no rio Paraíba foram as atrações do dia. À noite ficou por conta da recreação “Quem é o anjo?” e dos shows das bandas Fx, Catukaí e os Manos do Forró.
Neste domingo acontece a prova de ciclismo, às 9h; o pega pato no Paraíba, às 13h30; e o cabo de guerra para mulheres, às 14h. À noite, os shows começam a partir das 21h, com a banda A Barca do Forró. Depois, a cantora Larice Barreto sobe ao palco, às 23h e em seguida, à 1h, o grupo Swing Moleque agita o público.
Na segunda-feira, último dia de festividade, acontece o concurso de tarrafa, às 13h; cabo de guerra para homens, às 14h; e o tradicional pau de sebo, às 15h. O show de encerramento será da banda Deloreon, às 22h.
A festa de Nossa Senhora da Penha é realizada pela Irmandade da Padroeira, com apoio da com a Prefeitura de São João da Barra.
  • Novidade neste ano é o festival Estação Gastronômica

    Novidade neste ano é o festival Estação Gastronômica

  • Novidade neste ano é o festival Estação Gastronômica

    Novidade neste ano é o festival Estação Gastronômica

  • Novidade neste ano é o festival Estação Gastronômica

    Novidade neste ano é o festival Estação Gastronômica

ÚLTIMAS NOTÍCIAS