Operação Bomba Limpa nas ruas
06/04/2018 21:11 - Atualizado em 09/04/2018 18:29
A secretaria de Governo do Estado está com a Operação Bomba Limpa nas ruas, para combater irregularidades em postos de combustíveis, fiscalizando e interditando estabelecimentos que desrespeitam o Código de Defesa do Consumidor. A ação — que já lacrou 33 bombas e interditou 19 postos — já fiscalizou 117 estabelecimentos.
A força-tarefa, iniciada em fevereiro do ano passado, atua a fim de verificar a quantidade e a qualidade do combustível adquirido pelo consumidor.
— Aferimos a bomba do posto de gasolina para verificar se há algum tipo de adulteração. É muito comum o consumidor achar que está pagando por uma quantidade de litros de gasolina, mas na verdade está pagando menos. Também fazemos o chamado teste de proveta, onde podemos verificar a quantidade de Etanol na gasolina que precisa estar de acordo com as normas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Outro teste que fazemos é recolher amostras de cada tanque de combustível e levá-las para análise para verificar se estão dentro das especificações da agência. Isso é feito em 24 horas – explicou o coordenador da Operação Bomba Limpa, Reginaldo Valadão.
Sonegação fiscal — A operação também atua na verificação da documentação dos postos de combustíveis. A sonegação fiscal encontrada no setor tem efeito prejudicial significativo aos cofres públicos. Estima-se que cerca de R$ 2 bilhões sejam desviados todos os anos no Brasil por intermédio de tal prática. (A.N)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS