Estado: previsão de salário de março e 13º em abril
06/04/2018 20:52 - Atualizado em 09/04/2018 18:28
Saque em dinheiro
Saque em dinheiro / Divulgação
Em abril, o governo do Estado do Rio além de manter o pagamento em dia, com depósito do salário de março nas contas, possivelmente, no dia 13 — décimo dia útil —, também deverá pagar o décimo terceiro pendente para mais de 160 mil servidores.
O Palácio Guanabara espera anunciar o depósito mais próximo à data oficial até mesmo para se precaver de imprevistos, como um eventual bloqueio da conta do Tesouro Estadual pela União. Segundo a Coluna, do O Dia, já houve duas tentativas de confisco de dinheiro do estado após o acordo de recuperação fiscal.
O pagamento do servidor ocorrerá com dinheiro da arrecadação do estado, sem ajuda de empréstimos. A intenção do governo é confirmar o depósito, depois, diretamente aos funcionários ativos, aposentados e pensionistas pelo ‘Canal do Servidor’ do WhatsApp.
Após longo período de atrasos salariais e também de parcelamentos, o estado começou a pagar os salários em dia em janeiro deste ano, quando quitou a folha de dezembro.
No caso do 13º de 2017, que está pendente para 167.111 vínculos a previsão é que saia ainda em abril, porém data ainda é incerta. Integrantes do governo, por outro lado, sinalizam que o mais provável é que ocorra em meados do mês. A previsão é que pagamento seja realizado assim que for concluída a securitização de royalties.
A operação é negociada no exterior, e o governo estima que a antecipação de receitas de royalties renderá até R$ 3 bilhões. O montante é superior ao valor necessário (R$ 1,1 bilhão líquido) necessário para quitar o abono. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS