Trump inclui pena de morte como plano para combater drogas no EUA
20/03/2018 15:43 - Atualizado em 23/03/2018 13:52
Donald Trump
Donald Trump / Divulgação
O presidente americano Donald Trump anunciou nessa segunda-feira (19) um plano nacional para combater as drogas nos Estados Unidos, para frear sobretudo o consumo de opioides - cujo índices se tornaram uma epidemia no país, com mais de 60 mil mortes por ano. A proposta apresentada por Trump, durante um evento em New Hampshire, inclui medidas para restringir a venda de remédios derivados do ópio, custeio de tratamento para dependentes e a ideia de implementar a pena de morte para traficantes.
Trump disse que o projeto do muro na fronteira com o México será parte do plano para "cortar o fluxo de drogas que entram pela vasta fronteira entre os dois países.
Para defender a proposta de pena de morte para traficantes, Trump afirmou que "eles matam milhares de cidadãos a cada ano". E completou: "Por causa disso, o Departamento de Justiça buscará penalidades mais duras do que as que já tivemos", citando ainda como argumento que alguns países já usam penas de morte para o tráfico de drogas.
Segundo dados do governo norte-americano, a epidemia de opiodes é responsável pela morte de cerca de 175 pessoas por dia no país. A quantidade de dependentes químicos de substâncias derivadas do ópio está relacionada ao uso indiscriminado de analgésicos no país que possuem ópio em sua fórmula.
Estes medicamentos para especialistas são uma porta de entrada para o vício em drogas como a Heroína.
Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS