Putin diz que últimas eleições foram as mais limpas da história
03/04/2018 14:18 - Atualizado em 16/04/2018 17:45
Vladimir Putin
Vladimir Putin / Divulgação
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta terça-feira (3) que as eleições nas quais foi reeleito, no dia 18 de março, com mais de 76% dos votos foram as mais transparentes e limpas da história do país.
"Como muitos já disseram, foram certamente as eleições mais transparentes e limpas da história do nosso país", disse Putin ao se reunir com a chefe do Comitê Eleitoral Central (CEC), Ela Panfilova.
Para Panfilova, quase 90% dos cidadãos russos confiam na clareza do último pleito. "Depois das eleições, pesquisas têm sido feitas, e 88% dos cidadãos mostraram confiança nos resultados".
Os observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (Osce), no entanto, denunciaram ausência real de concorrência no processo eleitoral, com uma arrasadora presença de Putin e impedimentos à oposição.
Ao mesmo tempo, a Osce admitiu que, "do ponto de vista formal e administrativo, as eleições se desenvolveram razoavelmente bem em grande parte das zonas eleitorais".
Putin obteve uma vitória histórica graças ao apoio de mais de 56 milhões de cidadãos, superando em 10,5 milhões os votos recebidos em 2012 (45,6 milhões), quando retornou ao Kremlin após quatro anos como primeiro-ministro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS