Norueguesa ministra workshop em Campos
13/04/2018 19:02 - Atualizado em 16/04/2018 17:07
Supcom
Crianças e adolescentes assistidos pela Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) tiveram uma oportunidade ímpar, na manhã dessa sexta-feira (13), de absorver aprendizado e compartilhar um pouco da cultura brasileira com a norueguesa Janne Robberstad, coordenadora internacional da Global Science Opera (GSO) — evento mundial que reúne estudante de mais de 40 países. Ela conheceu a sede da FMIJ, onde ministrou um workshop para instrutores e também para os assistidos, e se mostrou encantada com o que viu.
“As escolas da Noruega deveriam conhecer o trabalho realizado nesta instituição e aprender a como fazê-lo. É simplesmente magnífico tudo o que eu vi aqui. O que é desenvolvido neste espaço deveria servir de modelo para instituições de diversos outros países”, disse Janne, depois conhecer o trabalho realizado pelos programas desenvolvidos na Fundação e acompanhar um pouco do dia a dia dos assistidos.
Janne fez um bate-papo com as crianças, respondeu perguntas sobre sua cultura, falou sobre a importância do envolvimento de estudantes com a GSO e disse sentir orgulho da participação dos brasileiros no evento. “Vocês são uma grande inspiração para mim. É motivo de orgulho fazer parte da Opera e poder contar com a participação de vocês. Quero ver todo mundo na GSO deste ano”, incentivou.
A presidente e o vice-presidente da FMIJ, Suellen André de Souza e Jeovah Azevedo Neto, respectivamente, acompanharam a visita, participaram do workshop e agradeceram a disponibilidade e sensibilidade de Janne. “Você pode não ter noção do quanto este momento é importante para os nossos meninos. Mas, tenha certeza de que sua presença e todo o carinho dispensado a eles nunca serão esquecidos. Obrigada por se doar a esta causa, por incentivá-los a seguir adiante e mostrar que, como você, eles também podem chegar longe, onde quiserem, desde que se esforcem para isso”, disse Suellen.
Workshop — Utilizando materiais recicláveis, Janne ensinou a produzir objetos decorativos que poderão ser utilizados na gravação da GSO deste ano, que terá como tema “Oceanos em primeiro lugar”. Por coincidência, as águas-vivas ensinadas por ela também se encaixam no cenário do espetáculo musical que a FMIJ está produzindo para o final do ano. Em 2015, as crianças e adolescentes encenaram O Mágico de Oz; em 2016, Alice no País das Maravilhas; em 2017, Peter Pan. O espetáculo deste ano já está definido, mas ainda é uma surpresa, do fundo do mar. (A.N.)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS